O governador Omar Aziz inaugurou, na noite desta quinta-feira (22), a iluminação cênica da Ponte Rio Negro, destacando o realce ao monumento que já é cartão postal de Manaus. Na ocasião, Omar Aziz anunciou um novo projeto que também deve atrair a atenção de turistas. Em parceria com o Exército Brasileiro, ele adiantou que a capital ganhará um novo zoológico, com a ampliação do existente no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na Avenida Coronel Jorge Teixeira, 750, São Jorge, zona oeste.
O governador informou que já mantém tratativas com o Exército para o novo zoológico, que reunirá, segundo ele, a beleza da flora e fauna amazônica, em um espaço bem maior que o atual. O projeto deve iniciar em 2012, quando também terá início a construção do Memorial Encontro das Águas, a ser erguido às margens do rio Negro, em frente ao Encontro das Águas, na zona leste, no local conhecido como Mirante da Embratel, conforme também anunciou Omar Aziz durante a solenidade para inauguração da iluminação cênica da Ponte Rio Negro, que contou com a presença de jornalistas do vice-governador, José Melo, e de políticos.
O Memorial Encontro das Águas, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, também será mais um atrativo turístico para a capital, além de abrigar o Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização da Copa do Mundo de 2014. Com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, a área servirá de estrutura para as Fan Fests da Fifa, reunindo os fãs do futebol para assistir aos jogos e comemorar a realização do Mundial. De acordo com o governador Omar Aziz, a previsão é inaugurar o Memorial em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo de Futebol, e investir na atração de turistas com o novo empreendimento.
Além do zoológico e do Fan Park, Omar Aziz destacou outras obras que devem iniciar em 2012. Uma delas é a Cidade Universitária cuja licitação para o projeto Masterplan foi lançada nesta quinta-feira. Esta semana também teve início o processo licitatório do Prosamim dos igarapés da Bacia do São Raimundo e até a semana que vem o governador disse que pretende lançar a licitação da segunda etapa da avenida das Torres.
Luzes realçam beleza da Ponte Rio Negro – Inaugurada pelo governador Omar Aziz, que estava acompanhado de sua filha Johara, a partir de uma embarcação a cerca de 300 metros da ponte, a iluminação cênica do monumento destaca o mastro central e os pilares ao longo dos seus 3,6 quilômetros de extensão. Utilizando a moderna tecnologia LED, a iluminação cênica da ponte estreia com uma combinação especial de luzes para a comemoração do Natal e virada de ano.
O sistema foi acionado por volta das 19h a partir da ordem dada via rádio por um técnico que estava ao lado do governador no barco. Primeiro acenderam as luzes dos pilares, depois os estais e por último o vão central. “É uma beleza ímpar. Poucas cidades no Brasil possuem uma ponte como esta. Com a iluminação, a ponte se consolida como um cartão postal da cidade. As pessoas vão poder visualizá-la à noite de qualquer ponto da cidade”, destacou o governador.
Controlado por meio de um software, o sistema de iluminação cênica é formado por uma combinação de cores em um conjunto de 12 diferentes cenários, o que permite a criação de iluminações exclusivas para datas comemorativas. Com o emprego das lâmpadas de tecnologia LED, a Ponte Rio Negro torna-se o maior empreendimento de iluminação pública do Brasil com predominância da tecnologia, representando ganho em eficiência energética e economia. As lâmpadas emitem luz com qualidade superior as demais e reduz em pelo menos 50% o consumo de energia, além de baratear os custos com manutenção.
O sistema de iluminação cênica é composto por 258 postes metálicos e luminárias a LED ao longo da ponte, realçando estais e pilares, além de 342 projetores para a iluminação cênica no mastro central, 20 toneladas de cabos elétricos e oito transformadores de distribuição de energia.
As luzes cênicas fazem parte do contrato de iluminação total da Ponte Rio Negro, firmado após processo licitatório que selecionou a proposta do Consórcio Rio Negro Iluminação, no valor de R$ 17,5 milhões. Além da iluminação cênica, o contrato inclui a iluminação viária de toda a extensão da ponte e de cerca de 10 quilômetros dos acessos tanto do lado de Manaus quanto de Iranduba; o sistema de proteção contra cargas atmosféricas, que é composto pela estrutura de proteção dos pilares; e a iluminação e sinalização náutica, todos já inaugurados juntamente com a ponte em outubro deste ano.
Defensas – A Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) conclui, neste mês de dezembro, a instalação do sistema de defensas do vão central da Ponte Rio Negro e, até fevereiro de 2012, nos quatro canais secundários, dois em cada margem do rio. No vão central, já foram lançados todos os pontos de ancoragem das defensas e os flutuantes estão sendo posicionados no canal principal, segundo informou o secretário René Levy.
“No canal central são quatro. Duas entre a ponte e a Ponta Negra e a outra entre a ponte e o São Raimundo. Até fevereiro serão lançados as dos canais secundários, mais próximos as margens, quatro em cada um dos canais”, disse o secretário.
Orçado em cerca de R$ 67 milhões, o sistema de proteção dos pilares da Ponte Rio Negro foi projetado para permitir a passagem de embarcações de grande porte, com capacidade para suportar impactos de embarcações com peso de até 20 mil toneladas, sem restrição de horário.
São 12 balsas flutuadoras que serão implantadas no entorno das colunas do vão central e dos vãos marginais subsequentes. As balsas do vão central possuem 40 metros e as dos vãos marginais pouco mais de 20 metros. Tanto o vão central quanto os secundários terão dois sentidos de navegação, um para as embarcações que sobem e outro para as que descem o rio.
Enquanto o sistema não é inaugurado, a Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) está fazendo a defensa da ponte com um empurrador e uma equipe de aquaviários especializados que acompanham as embarcações, de passageiros ou cargas, com peso acima de 2 mil toneladas por peso bruto. “Essas embarcações são acompanhadas para evitar qualquer tipo de acidente. O empurrador faz a defensa garantindo a segurança da navegação e evitando colisões com os pilares”, explicou o presidente da SNPH, coronel Luiz Gonzaga.
Fonte: AGECOM
Foto: Alex Pazuello