Governador Omar Aziz inaugura Serviço Residencial Terapêutico para pacientes que viviam no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro

RESIDENCIAL-TERAPEUTICO

O governador Omar Aziz inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, no bairro de Santa Etelvina, zona norte, o Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya. O complexo de oito casas foi projetado para receber os 32 pacientes que ainda vivem no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro que se encontra em processo de desativação. O lar funciona integrado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvério Tundis, que passou por uma ampla reforma e também foi reinaugurado nesta quarta-feira.

Segundo o governador, trata-se de um novo marco na política de Saúde Mental no Estado por acabar com as internações no hospital psiquiátrico. “Graças a Deus, a gente está desativando aos poucos o hospital psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Aquele tipo de tratamento que era dado não é mais aconselhado hoje. Temos que ter esse tipo de estrutura no sistema”, observou o governador.

O hospital psiquiátrico deverá ser totalmente desativado num período de seis meses. Hoje ainda funciona no local o Pronto-Atendimento Humberto Mendonça, serviço que funciona 24h, todos os dias da semana, prestando atendimento de urgência e emergência psiquiátrica. Dentro de seis meses, essa assistência será prestada na rede de urgência e emergência, enquanto o atendimento ambulatorial já é feito nos CAPS. Em todo o Estado existem hoje 18 CAPS, sendo três em Manaus. Até o fim do ano estão previstos 14 CAPS na rede que funciona integrada com a Prefeitura de Manaus.

Rede de Atenção em Saúde Mental – Omar Aziz destaca que o Governo vem trabalhando em parceria com as prefeituras da capital e do interior do Estado, na estruturação da Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental, com ações que visam a superação do modelo de assistência, que tinha como principais referências, o hospital psiquiátrico e a internação manicomial. “Em breve, estaremos inaugurando o primeiro Centro de Reabilitação em Dependência Química da rede pública no Estado, mais um serviço que passará a integrar a Rede de Atenção em Saúde Mental, oferecendo uma alternativa de tratamento, de recuperação e de reinserção social de pessoas que enfrentam o problema da dependência do álcool ou de outras drogas”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, entre obras e equipamentos, foram investidos R$ 5 milhões no SRT Rosa Blaya e na reforma do CAPS e ainda serão gastos R$ 1,2 milhão por mês para manutenção dos serviços. “O Governo do Estado entrega hoje o CAPS que foi reconstruído e ampliado com a criação de todas as ambiências necessárias para o tratamento da pessoa com o agravo da saúde mental e mais as unidades de residência terapêutica destinada àqueles que ainda estavam no Eduardo Ribeiro e que não foi possível fazer a ressocialização deles às suas famílias e à sociedade. O Estado assume essa função e eles passam a viver aqui com toda a dignidade que o ser humano precisa, com cuidadores 24 horas e atenção psiquiátrica e psicológica do CAPS”, disse Alecrim.

O novo serviço, segundo o secretário, faz com que o Estado avance no que estabelece a Lei Federal 3090/2011, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial, e Lei Estadual 3177/2007, que previu a desativação progressiva do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, à medida que a rede de atenção diária à saúde mental fosse se consolidando. “Estamos saindo de uma política de saúde mental inadequada que eram os chamados manicômios para uma nova situação que é aquela que deva dar atenção às pessoas com problemas mentais. Em primeiro lugar para que não precisem ser internadas e, se precisarem, que seja com dignidade”, completou.