Governo do Amazonas disponibiliza 26 mil vagas na capital e interior no programa Amazonas Alfabetizado

_AFP1375

“Educação é um bem que ninguém tira”, disse o governador José Melo,  na manhã deste domingo, 25 de maio, durante a solenidade de conclusão do curso de formação de 500 alfabetizadores do programa Amazonas Alfabetizado, que aconteceu no auditório do Canaã, no Japiim, zona sul de Manaus. Melo explicou que o Governo do Amazonas está oferecendo um total de 26 mil para o programa na capital e mais 31 municípios do interior.

O programa é destinado para pessoas com idade superior a 15 anos que não tiveram a oportunidade de se dedicar aos estudos na idade convencional. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Amazonas Alfabetizado está interligado ao programa nacional Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.

Ao entregar o kit com o material didático para ser usado durante as aulas pelos 500 alfabetizadores do programa, José Melo defendeu que o desenvolvimento social está intimamente ligado à educação e que as políticas públicas na área educacional devem ser tratadas com atenção redobrada. “Para nós, educação é como construir uma casa, vai desde a alfabetização até o pós-doutorado, por isso, nosso governo decidiu criar um sistema de educação onde temos a Seduc na cabeceira no ensino de base, o Cetam, com o melhoramento da qualificação profissional e cursos técnios, Temos a Fapeam fomentando a pesquisa científica e temos também a nossa querida UEA, com a formação superior”, destacou Melo.

A habilidade de ler e escrever, premissa do programa, foi mencionada pelo governador como a oportunidade de sair da escuridão. “Ler e escrever são os insumos básicos para adquirir novos conhecimentos. O que nós queremos é erradicar o analfabetismo no Amazonas e, com isso, estimular e dar mais oportunidades de conhecimento para que nossos filhos possam as nossas riquezas naturais em emprego e renda para o nosso povo”, acrescentou.

As inscrições estão abertas desde março. Quem estiver interessado pode entrar em contato com a Seduc, pelo telefone: 3216 3615. Os interessados precisam informar o endereço onde moram para ter a resposta do ponto mais próximo da inscrição. As aulas iniciam no próximo dia 7 de junho e acontecem sempre aos sábados. O curso tem duração de 240 horas (seis meses).

Curso de preparação de alfabetizadores – Neste domingo 500 alfabetizadores encerraram o curso de preparação para as aulas do programa. O curso teve duração de uma semana. A pedagoga, Clarice de Castro Quinto, 59, participa do programa desde o ano passado. Para ela a satisfação de ensinar jovens, adultos e idosos a ler e escrever não tem preço. “É maravilhoso poder contribuir com essas pessoas que antes dependiam da boa vontade das pessoas para pegar um ônibus, ler a bula de um remédio ou escrever o próprio nome”, comentou.

O programa foi lançado ano passado e formou 10 mil alunos na capital e em 30 municípios do interior. Para os alfabetizadores o programa paga uma bolsa de R$ 400 mensais, além de R$ 600 para a função de coordenador educacional, que é responsável por coordenar a agenda, grade educacional e prestar suporte acadêmico aos alfabetizadores.