Governo do Amazonas inaugura em Manacapuru primeiro posto de controle ambiental da Região Metropolitana de Manaus

IMG_5211

Os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, localizados na margem esquerda do Rio Negro, ganharam, na manhã desta quinta-feira, dia 15 de maio, mais um impulso do Governo do Amazonas para o controle ambiental em suas fronteiras, com a implantação do primeiro Posto de Controle Ambiental da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A ação atendeu a uma orientação do governador José Melo de assegurar a presença permanente dos órgãos ambientais na região que está experimentando um momento expansionista após a implantação da Ponte Rio Negro, que facilitou a ligação entre a capital e esses municípios.

O Posto está localizado no Km 75 da Rodovia Manoel Urbano ( AM-070), em Manacapuru (a 70 Km de Manaus), e foi construído com recursos provenientes da compensação ambiental do Gasoduto Coari-Manaus. Possui 224,25 m2 de área construída com recepção, duas salas amplas, dois alojamentos, copa, cozinha, banheiros e corredores largos para favorecer a acessibilidade.

A inauguração foi marcada pelo tradicional corte da faixa e descerramento da placa alusiva, conduzido pelos anfitriões, a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho do Amaral, e pelo presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski, ladeados pelos secretários de meio ambiente dos três municípios beneficiados diretamente e pelo comandante da Polícia Militar e do Batalhão Ambiental.

A secretária da SDS, ao falar em nome do governador do Estado, disse da preocupação com os ilícitos ambientais nesses três municípios. “Hoje estamos repassando o Posto de Controle Ambiental para o Ipaam. É o resultado de um trabalho técnico com apoio político. Iranduba, Manacapuru e Novo Airão são municípios que se tornaram uma preocupação por conta da quantidade de ilícitos ambientais ocorridos pelo tráfego na Ponte Rio Negro. Estamos mostrando, na agenda de produção sustentável, que há produção nesses municípios. As olarias hoje estão licenciadas. Mostramos que temos como regularizar, gerar empregos e conservar o meio ambiente”, declarou.

O presidente do Ipaam, Antonio Stroski, pontuou os objetivos na gestão ambiental do Instituto a partir do Posto. “Não vamos nos limitar à fiscalização, vamos hospedar aqui atividades de educação ambiental. Vamos construir um processo de valorização da fauna e de valorização daqueles empreendedores e produtores rurais que estão na legalidade, para que não tenham que enfrentar uma concorrência desleal com os que estão ilegais”.

Ele acrescentou que o Ipaam também vai trabalhar no estímulo à legalização ambiental a exemplo da alternativa desenvolvida para o polo cerâmico da região, que hoje pode trabalhar com madeira legalizada, com Documento de Origem Florestal (DOF) e Nota Fiscal.

Repercussão – As autoridades dos três municípios externaram a satisfação com a implantação da Unidade Ambiental e agradeceram ao governador José Melo pelas ações que vem beneficiando o setor primário. “Este é o Posto tão sonhado. Com ele, o Ipaam vai nos facilitar encaminhar processos, receber orientações e encurtar distâncias entre nossos produtores e os serviços ambientais”, disse o representante do prefeito de Manacapuru, vereador Wanderley Soares Barroso, externando o pensamento das autoridades municipais.

Para José Henrique de Oliveira, da Associação dos Ceramistas do Estado do Amazonas (Aceram), o Posto de Controle Ambiental é muito importante economicamente para o segmento cerâmico na região e para o Estado. “É um elo muito importante para a construção civil. Até hoje temos uma concorrência muito forte, exatamente porque o maior componente de custo do segmento, que é a lenha, tem sofrido um aumento de custo enorme. Algumas empresas ainda por conta de falta de fiscalização, da região acidentada e muita chuva estão usando lenha ilegal. Isso prejudica o mercado, fazendo com que algumas empresas fechem as portas. Então, uma iniciativa como essa só vem a ajudar economicamente o setor, fazendo com que nós consigamos o reconhecimento necessário que é realmente se tornar uma indústria, gerando emprego, ajudando economicamente toda a região”.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Novo Airão, Francisco Oliveira, vê o Posto de Controle Ambiental como um facilitador, tanto na parte de licenciamento quanto na parte de fiscalização. “Nós teremos o Ipaam mais próximo, não só da nossa gestão, mas também dos moradores, que são as pessoas que necessitam desse serviço. Então isso já é um avanço pra gente, além da agilidade no atendimento de denúncias. O que nós queremos, na verdade, é que tanto o produtor quanto o agricultor esteja legalizado; trabalhamos muito nessa parte e o Posto do Ipaam vem facilitar muito”. 

Autoridades – No evento estavam presentes a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Botelho do Amaral, representando o governador do Estado do Amazonas, José Melo, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Antonio Ademir Stroski, o prefeito de Manacapuru em exercício, vereador Wanderley Soares Barroso, o prefeito em exercício de Novo Airão, José Admar Garcia, o representante da Câmara Municipal de Manacapuru, Vereador Jucimar, o secretário de Meio Ambiente de Manacapuru, Daniel Guedes, o secretário de Meio Ambiente de Iranduba, Raimundo Israel de Araújo, o secretário de Meio Ambiente de Novo Airão, Francisco Oliveira, a secretária municipal de Produção Rural de Novo Airão, Priscila Adriano, o delegado da Polícia Civil, Fabiano Nascimento, o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, o comandante do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, Antônio Escóssio, o comandante do Batalhão Ambiental, major Wilmar Silva Neto, o coordenador Regional do ICMBio, Sérgio Pereira de Sá, o representante da Consultoria Internacional Gopa, Mauro Rufino, o diretor da Associação dos Ceramistas do Amazonas (Aceram), José Henrique de Oliveira, a diretora administrativa e financeira do Ipaam, Idenir Rodrigues, o diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Fernando Guimarães, o secretário executivo adjunto de Gestão Ambiental da SDS, Valdenor Cardo, e servidores do Sistema SDS/Ipaam.