Governo do Amazonas promove treinamento para o combate ao tráfico de pessoas

FOTOS-ROBERTO-CARLOS-DRT-AM-087-17-12-2013-TRAFICO-DE-MULHERES--(10)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), realizou nesta terça-feira, 17 de dezembro, um treinamento para o combate ao tráfico de pessoas. A capacitação foi destinada a funcionários de diversos setores do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. De acordo com dados de um levantamento feito pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) e apresentados pela secretaria, 91% das vítimas desse tipo de crime são mulheres, que acabam, em sua maioria, exploradas sexualmente.

 Segundo a assessora jurídica da SEPM, Michelle Custódio, o objetivo do treinamento é repassar o máximo de conhecimento sobre o assunto. “Queremos melhorar a capacidade técnica do Estado e dos órgãos federais na identificação de possíveis vítimas, para que não caiam nessas redes criminosas. Quando se melhora a capacidade técnica dos profissionais que trabalham na segurança, e atendimento direto às vítimas, a gente evita que essas pessoas sejam vítimas do tráfico”, afirmou.

 Foram apresentados aos funcionários informações sobre o crime de tráfico de pessoas, técnicas de abordagem e identificação de vítimas e aliciadores, entre outras informações. De acordo com Michelle, em 2011, 171 mulheres denunciaram ter sido vítimas desse tipo de crime, mas ela destaca que esse número pode ser maior, uma vez que muitas vezes não há denúncias.

 Estatísticas – O levantamento feito pelo MPF-AM apontou que 45% das vítimas são adolescentes, 36% jovens e 19% mulheres. Ela também informou que a maior parte das vítimas possui pouca escolaridade. Entre os principais destinos das mulheres traficadas estão Espanha, Itália, Portugal, Suriname, Guiana Francesa, Holanda e Suíça. Também aparecem como destinos bastante utilizados pelos aliciadores os países da Amazônia caribenha como Venezuela, Colômbia e Peru, onde as vítimas são principalmente indígenas e caboclas ribeirinhas, levadas para casas de jogos e bordéis.

 Para o superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aldecir Lima, o treinamento vem em boa hora, principalmente por conta da Copa do Mundo, principalmente pelo aeroporto ser a principal porta de entrada e saída do Estado, recebendo anualmente cerca de três milhões de pessoas.

 Curso oferece mais técnica – O supervisor de segurança Alexandre Negreiros, trabalha na inspeção de passageiros e bagagens de mão e atende um público de aproximadamente mil pessoas em cada turno, o treinamento vai auxiliar no complemento do seu trabalho.

 “A nossa função é estratégica dentro do sistema aéreo e nos obriga a olhar o passageiro como um todo. Então comportamentos, atitudes, pertences, objetos, itens têm que chamar a nossa atenção. E esse treinamento é importante porque vai nos municiar a ter mais embasamento numa abordagem”.

FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM