O Governo do Amazonas planeja entregar até dezembro próximo mais de 20 obras na capital e no interior. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), responsável pelas obras, os investimentos somam cerca de R$ 104,4 milhões e vão ajudar a melhorar a infraestrutura em dez municípios, incluindo Manaus, além de reforçar áreas como a segurança, educação e habitação na capital.
Entre as obras mais significativas estão sete Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que fazem parte da estratégia de melhoria da estrutura de segurança na capital, por meio do Programa Ronda no Bairro, que ampliou de 17 para 30 o número de delegacias em Manaus. Estão sendo investidos cerca de R$ 18,5 milhões na construção, reforma, ampliação e compra de equipamentos para as novas delegacias, uma delas a do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, onde a obra está pronta e com inauguração prevista para os próximos dias.
“O planejamento feito para o Ronda no Bairro permitiu que ampliássemos a cobertura policial de forma mais efetiva a várias áreas da cidade. Foi assim com o Mauazinho, que saiu da condição de área vermelha do crime depois que implantamos um DIP e, agora, com a Colônia Antônio Aleixo, que está ganhando o 28º DIP”, observa o governador Omar Aziz.
Outra área que deve ser contemplada com delegacia padronizada é a zona oeste, onde o 19º DIP está em fase final de construção na avenida Coronel Teixeira, além do 20º, na área do conjunto Campos Sales, sendo que este vai cobrir toda a região do Tarumã e parte da zona norte. Na zona centro-sul, está em estágio adiantado a obra do 16º DIP, no com junto Morada do Sol e a do 22º, na área do antigo Parque Amazonense, em Adrianópolis. No centro, o 24º DIP, na rua Manaus Moderna com a Lima Bacuri, tem previsão de entrega para a segunda quinzena de outubro, mesma previsão para a conclusão da reforma e ampliação do 12 º DIP, na avenida Nilton Lins, Parque das Laranjeiras.