Indígenas da região do médio Solimões e afluentes são beneficiados com equipamentos e veículos

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Tefé) está realizando, desde a semana passada, o envio de motores de popa, rabetas, botes e veículos para os polos e aldeias que fazem parte da área do distrito.

A ação, que tem à frente o Coordenador do órgão, José Sales de Oliveira, indígena da etnia Maiuruna, visa o atendimento com transporte fluvial e terrestre para emergências e assistência dos indígenas e equipes que trabalham nessas áreas.

Sales é o primeiro indígena a ocupar a coordenação do órgão federal, e com quatro meses de gestão, vem realizando um trabalho jamais visto pela população indígena. “Estamos aqui para realizar um trabalho em prol dos nossos irmãos indígenas. Vou dar o melhor de mim. Nossa gestão será diferente. Sabemos as dificuldades que enfrentam os parentes, somos do mesmo povo, por isso já começamos realizando essa ação que vai trazer melhorias as aldeias”. Destacou.

Através de suas articulações em Brasília, estão sendo enviados para aldeias e polos cinco motores de popa de 90 HP, oito motores de popa de 40 HP, dez motores de popa de 15 HP, cinco motores rabeta de 13 HP, cinco Honda de 5 HP, nove botes de alumínio e 5 veículos.

Para o presidente do Condisi (Conselho de Saúde Indígena), Otinelson Camarão, é a primeira vez que um coordenador do DSEI trabalha em parceria com o controle social. “Estamos feliz de termos uma parceria efetiva com a nova gestão. O trabalho de levantamento das demandas e planejamento das ações estão sendo feitas em conjunto, e esperamos que continue assim”.

Sales ressaltou que diversos projetos estão prontos e aguardando a liberação de recursos para serem implementados, dentre os quais a construção de UBS, ambulanchas, postos de saúde nas comunidades, flutuantes e geradores.

O gestor agradeceu o apoio das lideranças indígenas, do presidente do órgão em Brasília e do ex-prefeito Sidônio Gonçalves, que apoiou o seu nome para o cargo.

O DSEI/Tefé atende os municípios de Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Fonte Boa, Jutaí, Juruá, Japurá, Itamaraty, Ipixuna, Eirunepé,Envira, Coari e Carauari, sendo responsável pela saúde de uma população de mais de 28 mil indígenas, distribuídos em 15 polos e 214 aldeias.

Fotos: Fábio de Oliveira / Portal TeféNews