Ipaam realiza mutirão para Cadastro Ambiental Rural em Parintins e Canutama

DSC_2569

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) inicia mais uma etapa do Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária nos municípios de Parintins e Canutama. O objetivo é realizar o atendimento de produtores rurais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em Parintins, as atividades acontecem entre os dias 14 a 18 deste mês. Já no município de Canutama, o Mutirão será de 21 a 29 de setembro.

A escolha desses municípios para o Mutirão foi por conta do Plano Safra, que prevê uma série de incentivos aos produtores rurais, desde que estejam com imóvel ambientalmente regularizado. “O Plano Safra prevê implementos agrícolas para a produção nessas propriedades. A partir disto, foram escolhidos Parintins e Canutama. Mas ainda em outubro, chegaremos a Humaitá e Autazes também”, disse a gerente de controle agropecuário do Ipaam, Alexsandra Bianchini.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Programa Terra Legal e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

Resultados Positivos – O último Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária promovido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) ocorreu na cidade de Apuí. Ao todo foram atendidos 320 produtores rurais, o que resultou em 246 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Números – Só neste ano são quase 4 mil cadastros ambientais rurais efetivados. Destes, 2.017 foram concluídos de janeiro a abril de 2015, o que demonstra uma procura maior pelo CAR por parte dos proprietários de imóveis rurais.

CAR – O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste na espacialização de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa e áreas consolidadas.

CRÉDITO DA FOTO: PEDRO MORAIS/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO IPAAM