O vice-governador do Amazonas, José Melo, proferiu nesta quarta-feira, 22 de agosto, uma palestra sobre a liderança política e econômica do Amazonas na região amazônica para cerca de 170 oficiais concluintes do curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A aula foi ministrada na Sede do Governo, bairro Compensa II, e contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; e do comandante da ECEME, general de Brigada Sérgio José Pereira.
Participaram, ainda, representantes das Forças Armadas do Equador, Paraguai, Chile, Peru, Argentina, Uruguai, Guatemala, Estados Unidos, Nicaragua, Alemanha, Paquistão e Coréia do Sul.
De acordo com o vice-governador, o conhecimento a respeito dos aspectos sociais, econômicos e geopolíticos do Amazonas irá contribuir na preparação dos oficiais durante a execução de suas tarefas, uma vez que eles passam a entender a realidade do Amazonas.
“Como norma interna do Exército Brasileiro o oficial tem de servir em diversas regiões. Portanto eles têm como obrigação funcional de conhecer todo o Brasil. Então o conhecimento da Amazônia, a sua complexidade, sua diversidade, a importância geopolítica e o papel fundamental que o Amazonas desempenha hoje no contexto da questão ambiental aumentará o volume de informações de cada militar que está em formação”, pontuou José Melo.
Entre os temas apresentados pelo vice-governador do Amazonas, estavam os projetos executados pelo Governo que buscam a geração de oportunidades e o desenvolvimento sustentável do Estado como a construção da Cidade Universitária, que terá estrutura para abrigar 2 mil estudantes amazonenses. A consolidação do programa de segurança pública criado pelo governador Omar Aziz também foi apresentado aos militares. José Melo explicou que o Ronda no Bairro representa o maior investimento nessa área já feito na história do Estado. As obras de mobilidade urbana e outros projetos para a Copa do Mundo de 2014 também foram explicados pelo vice-governador.
Para o representante do Exército do Equador, tenente-coronel Augusto Soto Mayor, o debate foi esclarecedor, principalmente, para os oficiais estrangeiros que têm interesse em compreender a Amazônia Brasileira. “Nosso país está inserido na Amazônia Internacional. Estar aqui no Brasil, o país que detém o maior território da Amazônia, é uma experiência inesquecível. Acho que essa é a melhor maneira de desenvolver a integração das Forças Armadas e ainda aumentar as cooperações militares”, afirmou.
O aluno-oficial, Major Murilo, disse que o painel político apresentado por José Melo integra o trabalho de civis e militares na defesa da Amazônia. “Já servi aqui por vários anos, aprendi a amar essa região. Quero parabenizar o Governo do Amazonas. Todos os dados apresentados aqui são de relevância para os futuros assessores do Exército”, falou. O aluno-oficial entregou uma placa em homenagem ao trabalho do vice-governador, considerado amigo do Exército.
Relação – Durante a abertura da palestra, o Comando Militar da Amazônia destacou o bom relacionamento existente entre o Exército e o Governo do Amazonas na execução de ações estratégicas para a soberania da região. “O Governo Estadual tem a perfeita compreensão do trabalho das Forças Armadas. O vice-governador José Melo é um homem simples, compromissado com sua missão de servir à sociedade. Essa aula sobre o Amazonas demonstra isso”, ressaltou o Comandante Militar da Amazônia, general Villas Bôas.
Fonte: Agecom
Foto: Chico batata