Lideranças indígenas da cidade de Coari participam da 44ª assembleia regional do CIMI norte 1, AM/RR

Foto: Divulgação

Nos dias 11 a 13 de fevereiro de 2023, no centro de formação Xare, em Manaus, aconteceu a 44ª Assembleia do Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Regional Norte 1, Amazonas, Roraima. A assembleia que tem como tema “CIMI: 50 anos de existência, reafirmando a caminhada na mística, memória, resistência e esperança” e Lema: E diga ao povo que avance! Avançaremos! A atividade contou com a participação dos membros das equipes do CIMI das regiões do Amazonas e Roraima, Bispos, Padres, irmãs, lideranças indígenas, representantes do movimento indígena, indigenistas e aliados da causa indígena. Dentre esses estiverem presentes as lideranças indígenas de Coari: Maria Dione Apurinã, Alcione Dantas Miranha, Francisco Bernardo Arara e Elizanias Tikuna, que também compõem a coordenação diocesana da Pastoral Indigenista de Coari e da União dos Povos Indígenas de Coari, UICAM. Padre Adeilson, assessor da Pastoral Indigenista da Diocese de Coari, também esteve presente participando da assembleia.

Para Francisco Arara, a assembleia foi importante para conhecer a missão e a caminhada do CIMI com os povos indígenas, disse ainda: “os temas discutidos durante as atividades deram maior ânimo e motivações para atuarmos nas nossas aldeias”. Francisco atualmente é coordenador da Pastoral Indigenista da diocese de Coari.
Maria Dione Apurinã, Cacica da Aldeia São José da Fortaleça, que também é agente de pastoral da Pastoral Indigenista, disse que a espiritualidade militante da ação do CIMI tem sido importante para os povos indígenas resistirem e lutarem por seus direitos. “O CIMI sempre foi nosso parceiro e nosso aliado, estando com nós lutando e nos ajudando a conquistar nossos direitos”, disse a liderança.

As lideranças puderam participar dos debates e contribuíram com os encaminhamentos a partir de suas realidades, além disso, nas conversas com os assessores, organizaram agendas de atividades, encontros de formações e outros encontros que irão discutir sobre a política e a vida dos povos indígenas.

*Com informações da TV Coari