Mais de 490 mil estudantes iniciam ano letivo, aberto em solenidade de inauguração do Ceti de Iranduba pelo governador Omar Aziz

omar-iranduba

O governador Omar Aziz abriu oficialmente o ano letivo para mais de 490 mil estudantes da rede estadual de ensino na manhã desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), com a inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva. Segundo Omar Aziz, o Ceti de Iranduba faz parte de um conjunto de 21unidades nesse padrão que estão planejadas para o interior. “A meta é que cada município tenha uma escola de tempo integral, pois entendemos que manter o estudante mais tempo na sala de aula melhora a qualidade da educação que ele vai receber”, disse o governador, ao lembrar que os alunos que estudam nesse sistema entram na sala de aula às 7h e saem às 16h.

Omar Aziz ressaltou que sua gestão tem buscado criar todas as condições necessárias a uma boa educação, com investimentos tanto na estrutura física e tecnológica, quanto na valorização profissional.

“As condições foram criadas pelo Estado. Fizemos o plano (Plano de Cargos Carreiras e Remuneração – PCCR), reajustamos os salários,  estamos capacitando e valorizando o professor e todos os servidores da educação. Estamos investindo também na  infraestrutura  para buscarmos cada vez mais a qualidade na educação,  mas o que vai fazer a diferença é o esforço de todos os servidores para chegarmos aos índices que queremos”, observou, ao lembrar que hoje já são mais de 40 escolas de tempo integral em todo o Estado, das quais 11 no modelo Ceti e o restante, adaptadas.

Dos 21 novos Cetis projetados para o interior, 12 estão em obras e outros nove em licitação.  O secretário Estadual de Educação Rossieli Soares da Silva afirmou já ter obras em estágio avançado nos municípios de Autazes, Borba, Carauri, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, além de uma unidade que está sendo feita em Manaus, no Residencial Viver Melhor, em Santa Etelvina, zona norte.

A cerimônia em Iranduba, que contou com a presença da primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, e do vice-governador, José Melo, foi transmitida simultaneamente para todos os municípios através do Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).  O Ceti de Iranduba está localizado na rodovia Carlos Braga, Km 1. Com uma estrutura moderna, funcional e capacidade para atender diariamente a mil estudantes, o complexo educacional oferece vagas no ensino fundamental de 6º ao 9º ano e 1º ano do ensino médio. Além do ensino regular, a unidade oferece atividades extracurriculares, como dança, teatro e música, entre outras.

O projeto arquitetônico, que é um referencial em educação pública, possui estrutura inteligente, com aproveitamento da iluminação e ventilação natural. O complexo conta com 24 salas de aula, laboratórios de ciências inteiramente modernos para aulas de Biologia e Física, laboratório de informática, ambientes administrativos, sala para atividades de dança e de música (com aplicação de revestimento térmico e acústico nas salas), refeitório multifuncional, auditório, campo de futebol, quadra poliesportiva e piscina.