Mais de 50 mil alunas da rede estadual de ensino serão imunizadas contra o HPV em agosto

Foto Alex Pazuello-Agecom (2)As escolas da rede pública estadual de ensino participarão no próximo mês de agosto da “Campanha Estadual de prevenção do câncer de colo de útero”, por meio da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha é uma ação do Governo do Estado viabilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e buscará imunizar as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos das escolas das redes estadual, municipal e particular.

 

O objetivo da campanha no Amazonas é reduzir a incidência do câncer de colo de útero, colaborando para a diminuição da mortalidade em mulheres no Estado. Os dados preliminares da Gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc indicam que serão imunizadas 25.106 meninas com idade entre 11 e 13 anos de 178 escolas da rede estadual de ensino de Manaus e 26.924 meninas dos 61 municípios do Amazonas.

 

O Amazonas será o primeiro Estado da Federação a ofertar a imunização gratuita contra o HPV. “A oferta da vacina será permanente, garantindo, assim, que as novas gerações fiquem livres do câncer de colo de útero”, destaca o governador Omar Aziz, ao ressaltar que na capital, a vacinação será feita em parceria com a Prefeitura de Manaus, que irá vacinar, também, nas escolas da rede municipal e da rede privada.

 

“Vamos vacinar nas escolas públicas e privadas, da capital e do interior, com todo o cuidado para que nenhuma criança deixe de se prevenir. A imunização na fase em que as meninas ainda não iniciaram a vida sexual é muito importante, uma vez que o HPV é um vírus sexualmente transmissível”, ressalta Omar Aziz.