Melo participa do encerramento do 9º Encontro de Gestores e destaca papel fundamental da educação

FOTO-ROBERTO-CARLOS-AGECOM-(3)

Em seu primeiro evento como governador, após o jantar de posse, realizado no Salão Solimões, no Palácio Rio Negro, José Melo, participou da festa de encerramento do 9º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais do Amazonas, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde foi homenageado. Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes, o governador foi bastante aplaudido em sua chegada e destacou que não poderia deixar de prestigiar o evento, que contou com um show de Elymar Santos.

“Fiz questão, mesmo estando atrasado de vir até aqui e quero agradecer muito por esse apoio. Eu viria aqui se tivesse só uma pessoa, porque os ‘culpados’ de eu estar onde estou hoje são vocês e queria dividir a minha alegria de hoje”.

Melo fez questão, ainda, de assegurar que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado nesta área pelo seu antecessor Omar Aziz e elogiou o trabalho desenvolvido pelo atual secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. O governador voltou a afirmar que a educação é o único meio que o cidadão tem para crescer profissional e pessoalmente.

O 9º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais do Amazonas teve início na última segunda-feira. Na ocasião, foi assinado pelo então governador, Omar Aziz, um decreto assegurando estabilidade funcional a 1.301 servidores públicos da educação que pertenciam, até então a categoria dos denominados ‘apostilados’.

Conforme a Seduc, ao ingressar no serviço público a mais de dez anos – não por concurso público, como estabelecido hoje por lei – estes 1.301 servidores passarão a partir do decreto ter direito a aposentadoria, a 13º salário e a 1/3 de férias.

O objetivo do encontro é promover um espaço de integração, reflexão e discussão de temas educacionais, abordando a gestão educacional como processo mediador do desenvolvimento de um ensino de qualidade. A finalidade é permitir o aprimoramento da qualidade gerencial das escolas estaduais. Na oportunidade, além de momentos de plenárias, oficinas, relatos de experiência, colóquios e reuniões de trabalho serão realizadas palestras.