O município de Caapiranga (134 quilômetros de Manaus) comemora safra recorde de cará. Apesar do salto positivo, os produtores reclamam da falta de comercialização do produto.
O porto da cidade é um retrato do trabalho dos produtores de cará. Agosto é o mês de maior produção, e a safra 2011 já está garantida como a maior dos últimos dez anos. O cará é produzido por 200 famílias de agricultores da sede e zona rural de Caapiranga.
A zona rural é a maior produtora do fruto no município. Segundo a Secretaria de Produção, a safra passada ficou estimada em 600 toneladas. De acordo com o secretário de produção, Paulo Roberto, a safra deste ano está sendo esperada com aumento com mais de 30% na produção.
O produto tem presença garantida nas feiras e na culinária amazonense, mas segundo o secretário de produção falta mercado para tanta produção. O aumento na produção além de ter contribuído para a queda do preço do produto tem dificultado a comercialização.
Para comemorar o símbolo da agricultura do município, a cidade de Caapiranga realiza anualmente o Festival do Cará evento que este ano será realizado nos dias 5 e 6 de setembro.
Fonte: Portal Amazônia.com