Omar anuncia novo delegado-geral e coloca novos PMs nas ruas

Omar Aziz, o Vice-governador José Melo e demais autoridades

O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou na noite de quinta-feira, 24 de maio, que o novo delegado-geral da Polícia Civil é Josué Rocha de Freitas. O anúncio foi feito durante solenidade de formatura de 1.828 novos policiais militares, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo). Omar Aziz destacou que o reforço do efetivo policial vai permitir a ampliação do programa Ronda no Bairro para outras zonas da cidade de Manaus.

Após agradecer pelos quatro anos de dedicação do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Mário César Nunes, o governador frisou que o delegado Josué Rocha assume o comando da corporação com a tarefa de unir as polícias. “O novo delegado-geral assume com a tarefa de unir as polícias para que a gente possa, juntos, fazer com que a segurança seja para toda a população amazonense. É uma missão difícil, mas não impossível de conseguir com todos os investimentos que estamos fazendo”, acentuou Omar Aziz.

Ao todo, os investimentos que o Governo do Estado está fazendo na segurança pública, principalmente na consolidação do Ronda no Bairro, devem chegar a R$ 400 milhões até o final deste ano. “Estamos aqui num momento histórico para a segurança do Amazonas, porque estamos formando a maior turma de policiais da história da Polícia Militar. E esses investimentos não param por aqui. Esta semana empenhamos mais R$ 80 milhões para a compra de armamentos e equipamentos”, destacou.

Para o governador, as mudanças na área se segurança pública representam “uma revolução” para o segmento, que só está sendo possível a partir de três medidas definidas como prioritárias pelo Governo. A primeira é a valorização do homem e da mulher policial, com melhorias salariais e mais capacitação. A segunda passa pela decisão de dotar a polícia de mais equipamentos e tecnologias modernas, buscando o que há de mais avançado no país. A terceira é a ampliação do número de policiais, medida que vai permitir que o programa Ronda no Bairro, que está implantado na zona norte, comece a alcançar outras zonas da cidade.

“Eu espero que, com a juventude e a força de vontade destes novos policias, eles possam nos ajudar a fazer aquilo que a população espera, permitindo que a gente dê mais segurança e uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, disse o governador.  Ele destacou, ainda, que a formatura dos 1.828 novos policiais ajuda a consolidar o Ronda no Bairro. “É mais um compromisso que a gente assumiu e, com isso, a gente vai poder ampliar o Ronda no Bairro, o que não tinha sido feito até hoje por causa do contingente”.

O novo efetivo, que passou por seis meses de treinamento do Curso de Formação, está preparado para atuar nas ruas da cidade. O curso, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), através do Instituto Integrado de Ensino (Iesp), começou em novembro de 2011, logo após o resultado do concurso público.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, os alunos-soldados participaram de treinamento intensivo baseado em aulas teóricas, atividades práticas e estágio supervisionado. A formação seguiu a filosofia do Ronda no Bairro, que é de policiamento comunitário, de proximidade entre o policial e o cidadão.

O número de novos policiais é praticamente um quarto do atual efetivo da Polícia Militar, o que representa um impacto significativo nas condições de prestação de serviço de segurança da população, acredita o comandante. “Eles são jovens, estão com um gás novo e muito dispostos a trabalhar no Ronda no Bairro, um programa que está revolucionando o modo de prestar segurança ao cidadão, com foco na prevenção”, afirmou Almir David.

Todos os 1.828 novos soldados serão empregados no programa Ronda no Bairro nas zonas leste, sul, centro-sul, centro-oeste e oeste. Serão distribuídos de imediato para iniciar estágio enquanto o programa vai sendo implantado nessas áreas, até o final deste ano, de acordo com o cronograma do planejamento estratégico da SSP, por meio da Secretaria Executiva Adjunta do programa. Completada a implantação do Ronda no Bairro em todo o território de Manaus, o policiamento cobrirá 151 setores nessas zonas da capital, somadas aos 41 já em operação na zona norte.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a chegada dos novos policiais demonstra a decisão de mudar o cenário da segurança pública no Estado. “Estamos coroando a maior quantidade de soldados já formada no Amazonas em um único curso. Isso mostra a disposição, determinação e seriedade que o governador Omar Aziz dedica ao Ronda no Bairro. Sua ordem de implantar o programa em todas as zonas da capital até o final do ano será cumprida”, disse.

Estrutura – Além do reforço no efetivo, o Governo do Amazonas investe na melhoria da infraestrutura do setor de Segurança Pública. Atualmente, onze Distritos Integrados de Polícia (DIPs) estão em processo de construção, reforma ou ampliação, que deve ser concluído até o final de junho. Seis já passaram por reformas e ampliações e estão em operação na zona norte.

Neste investimento, soma-se a reforma e ampliação do Centro Integrado de Operações (Ciops), além dos aportes feitos na aquisição de novas tecnologias e equipamentos necessários para a operação do programa.

“A partir de agora todos os PMs terão arma e colete a prova de bala. Essa é a minha determinação, valorizando e equipando é que vamos fazer uma polícia respeitada pelo cidadão de bem”, afirmou o governador Omar Aziz.

Formatura – A cerimônia de formatura dos novos policiais militares contou com honras militares e a entrega de diplomas aos três primeiros colocados no Curso de Formação de Soldados 2011. Durante o evento, a Polícia Militar do Amazonas apresentou parte da estrutura utilizada em Manaus no combate à criminalidade.

Após a abertura oficial, a tropa entoou o Hino do Amazonas e, em seguida, foi proferida a leitura da ata de apuração das notas dos soldados que participaram do curso de formação. Os novos policiais também fizeram um compromisso de honra, durante a cerimônia.

Os 1.828 soldados formados são parte do efetivo admitido pelo concurso público da Polícia Militar do Amazonas, que ofereceu 2.500 vagas. Conforme a SSP, deverão ser chamados outros soldados aprovados no concurso até a totalização de 2.000 soldados. O restante do efetivo concursado se completa com oficiais de Medicina, que já estão formados, e outros 405 oficiais, chamados de combatentes, que estão em curso para atuar no policiamento ostensivo.

 Fonte: Agecom

Foto: Alex Pazuello