Omar Aziz admite não apoiar o candidato de Eduardo Braga em Manaus

O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), disse, ontem terça-feira (24), que não tem o compromisso de apoiar o candidato indicado pelo senador Eduardo Braga (PMDB) nas eleições deste ano à Prefeitura de Manaus. Omar foi eleito com o apoio de Braga em 2010, mas na disputa eleitoral, deste ano, o governador afirmou que irá avaliar qualquer nome apontado pelo senador ao comando da capital.
A declaração foi dada durante a inauguração de três pavilhões do Lar dos Hansenianos, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da cidade. Em abril do ano passado, no evento de criação do PSD no Amazonas na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o governador disse que a legenda recém-criada andaria ao lado do PMDB nas eleições municipais de 2012. Na época, ele não declarou se avaliaria quem seria o candidato próprio do partido, se Braga ou outro nome.
Nesta terça, antes de subir ao palco onde iria discursar, o governador deu uma entrevista coletiva, quando foi perguntado se já tinha candidato à Prefeitura de Manaus. O  governador afirmou que era cedo para conversar sobre o tema e que não tinha decidido nada.
Omar é presidente do partido. Ao ser perguntado sobre uma declaração do secretário-geral do PSD, Paulo Radin, de que o partido iria indicar o vice na chapa do PMDB este ano, ele respondeu: “Quem responde pelo partido sou eu”.
O governador continuou dizendo que o único nome que o PMDB teria, até agora, como pré-candidato à Prefeitura de Manaus seria o de Eduardo Braga, mas o governador lembrou que o parlamentar já declarou que está fora da disputa neste ano. “Não posso apoiar alguém que não é candidato. Como pode isso?”.
Ao ser questionado se na ausência do senador ele apoiaria um candidato indicado por Braga, Omar disparou: “Meu compromisso é com o Eduardo Braga. Não tenho compromisso com o candidato indicado por ele. Não tenho compromisso com candidato A, B ou C. Ele deve falar um nome e vamos avaliar”.
Admitindo ter constantes conversas com o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), Omar não falou sobre alianças: “Converso com todo mundo. Falei no final do ano  com o Serafim (Corrêa, ex-prefeito de Manaus), mas também conversei muito com o Amazonino. Isso não quer dizer que vou apoiá-los”.
Ele disse ainda que a definição de quem será seu candidato à Prefeitura de Manaus deverá ser anunciada entre maio e junho deste ano.
Omar não descartou a possibilidade de o PSD lançar um candidato próprio ao comando da capital. “Tudo pode acontecer, estamos conversando. Assim como podemos lançar candidato próprio, podemos compor com alguém”.
Discurso
Durante seu pronunciamento, nesta terça, na Colônia Antônio Aleixo, Omar Aziz mudou o tom do discurso sobre as obras de seu governo, ressaltando mais sua ‘marca’ em detrimento das obras realizadas pelo governo anterior.
“Essa delegacia que vocês têm aqui (na Colônia Antônio Aleixo) foi construída quando eu era secretário de Segurança e conhecia as necessidades de vocês”, declarou sem lembrar que ela foi implantada na gestão de Eduardo Braga.
No mesmo discurso, Omar também disse que tem muita gente que ‘torce’ para que o problema na segurança pública não seja resolvido e apontou para deputados e vereadores, mas sem citar nomes. “Eles estão em seus carros fechados e não sabem o que vocês passam aqui”.
Em seu programa de rádio no último sábado, o senador Eduardo Braga criticou a gestão da Segurança Pública pelos Estados. “A aplicação dos recursos federais precisa melhorar, mas a gestão dos Estados também”.

Fonte: d24am.com