Omar Aziz inaugura primeira Bienal do Livro do Amazonas

O governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou na sexta-feira, 27 de abril, a 1ª Bienal do Livro Amazonas, evento que faz parte do Programa de Incentivo à Leitura e ao Livro Mania de Ler, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura. Até o dia 6 de maio, a população vai poder conferir uma programação rica de atividades culturais voltadas para a literatura, no Studio 5 Centro de Convenções, na avenida General Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, que deverá receber um público de mais de 200 mil pessoas.

 A 1ª Bienal do Livro Amazonas pretende transformar Manaus em um polo de cultura e diversão durante os próximos dez dias, reunindo 60 expositores, 50 autores e 50 mil estudantes em espaços como o “Tacacá Literário”, “Livro Encenado”, “Flores de Livros” e “Território Livre”, além do lançamento de livros.

A realização da Bienal do Amazonas traduz um dos principais objetivos do programa “Mania de Ler”, do Governo do Estado, que visa despertar o hábito da leitura, em diversos gêneros textuais, e promover a formação educacional, a circulação de edições locais e o conhecimento e contato com escritores.

Segundo o governador, o programa Mania de Ler busca o máximo de capilaridade possível para que todos tenham acesso à leitura. “Estamos fornecendo desde vale para alunos e professores comprarem livros, como também disponibilizando cerca de 250 mil títulos em espaços diversos, como transporte aéreo, hidroviário, hospitais e praças, em todos os municípios. A leitura tem que estar em primeiro plano. O importante é que o livro chegue às pessoas”, disse o governador, ao destacar que o projeto também traz visibilidade aos escritores amazonenses.

De acordo com o governador, o programa ‘Mania de Ler’ é uma oportunidade para que a população amazonense, sejam crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência, tenha acesso ao fascinante mundo da leitura, que educa, promove um intercâmbio cultural, torna o cidadão mais crítico e participativo dentro da sociedade. “No meu Governo não estamos medindo esforços para continuar investindo e ampliando ações como esta, pois leitura é educação, é progresso”.

Durante a abertura da Bienal, o governador visitou os estandes para conferir de perto as áreas de atuação do programa Mania de Ler, entre os quais a Biblioteca Braile, que lhe chamou atenção. O espaço permite acessibilidade não só aos deficientes visuais como a outras pessoas com deficiência, desde o incentivo à leitura pelo método Braile até a inclusão digital.

No total, o Programa de Incentivo à Leitura e ao Livro Mania de Ler, orçado em R$ 17,8 milhões, engloba 46 projetos e subprojetos nos mais diversos campos, como a popularização da leitura; a atenção às pessoas com deficiência; o estimulo à produção literária e premiação; o cuidado e preservação do livro; o estímulo à ação escolar e ao processo de edição local de obras, bem como o estimulo à promoção e divulgação.

 Segundo o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, o programa atende a uma vontade antiga do governador Omar Aziz de realizar uma grande ação de incentivo à leitura em todo o Estado. “O Governo já vinha realizando algumas ações voltadas ao livro e à leitura. Diversas Salas de Leituras foram montadas nos últimos anos e a Biblioteca Braille ganhou novas instalações e equipamentos modernos. Dentro do Programa de Apoio às Artes, o Proarte, já era realizado o Concurso de Dramaturgia Álvaro Braga, o Concurso de Incentivo à Leitura e ao Livro Mania de Ler e o Concurso para Produção Literária Inédita, dentre outros. É nesse sentindo que vamos continuar trabalhando, para que os mais de 40 projetos estejam consolidados nos próximos anos, visando à melhoria da educação do povo amazonense e a valorização dos nossos autores,” ressalta o secretário.

O “Mania de Ler” pretende alcançar todas as faixas etárias e níveis de interesse, estimulando leitura, educação, circulação de livros e provocando o hábito saudável da mania ler. Serão realizadas campanhas motivacionais, com aplicação de exemplos com figura-símbolo do Estado, para doação, debates sobre o tema com editores, professores, autores. Será apoiada, ainda, a formação de grupos de voluntários sociais interessados em estimular a leitura.

Além do estímulo ao hábito da leitura, educação e acesso ao livro, o programa visa oportunizar a circulação de edições locais e tradução de autores amazonenses, tornar o livro um elemento presente nas ruas e lugares públicos e realizar festa de autores e mercado de livro.

 As atividades do “Mania de Ler” serão realizadas em presídios, asilos, abrigos, hospitais, maternidades, terminais de ônibus, centros estaduais de convivência, barcos, instituições de ensino, feiras, shoppings centers, postos de gasolina, lojas de conveniência, aeroportos, rodoviárias, praças públicas, supermercados, comunidades rurais e sede dos Municípios. O programa está dividido em três fases de execução. A primeira será realizada em 2012, a segunda em 2013 e a terceira em 2014.

Resumo dos Projetos – 1° Fase

1.    Bienal do Livro

Realizar de dois em dois anos, a Bienal do Livro no Estado do Amazonas, objetivando popularizar o livro, movimentar o mercado, oferecer atrativos de venda, de consumo, de troca, encontro com autores e intercâmbio, incentivando o hábito da leitura de crianças, jovens e adultos. Neste evento serão realizadas exposições, sessões de autógrafos, palestras e seminários, oficinas, debates, mesas redondas, leitura dirigida e apresentações artísticas, concurso de poesias com estudantes, etc.;

2.    Edição de Livros – Títulos Diversos

Editar obras de autores amazonenses consagrados e autores novos sobre diversas áreas como história, geografia, poesia, romance, ciência, sociologia, jurídica, agrária e outros referentes à Amazônia.

3.    Encontro com o Escritor

Despertar o interesse pela leitura e promover o contato de autores amazonenses com os alunos, estimulando o surgimento de novos autores, através da realização de encontros e debates sobre a produção literária em nossa região nas escolas da rede pública de ensino.

4.    Cinema e Literatura

Fomentar o hábito da leitura através da sétima arte. Realizar 102 sessões de cinema por ano nos espaços da Secretaria de Cultura, com filmes baseados em obras literárias. Agendar sessões de cinema com escolas da rede pública de ensino.  Sortear três livros dos filmes no final de cada sessão realizada.

5.    Livro na Praça

Disponibilizar nas praças e parques coordenados pela Secretaria de Estado de Cultura, livros nos bancos para leitura local ou empréstimo, incentivando o hábito da leitura naqueles que visitam ou que procuram entretenimento nesses espaços durante o verão.

 6.    Leia Viajando

Proporcionar a população que utiliza os meios de transporte rodoviário, fluvial e aéreo a ocupação do tempo livre da viagem com a leitura, utilizando o tempo do percurso para o hábito da leitura, através do empréstimo de livros.

7.    Cuide bem do seu livro

Criar campanha de cuidado e preservação do livro, destacando a importância do livro e das bibliotecas.

 8.    Decreto de Valorização do Escritor Amazonense

Criar o Decreto de Valorização do Escritor Amazonense com a inclusão obrigatória do livro de autor amazonense em concurso e vestibular, e em qualquer concurso público estadual que inclua avaliação de língua portuguesa, interpretação de texto, redação ou algo semelhante.

 9.    Concurso de Incentivo à Leitura Professor João Chrisósthomo de Oliveira

Realizar concurso através de edital específico, parta selecionar 03(três) iniciativas sociais e comunitárias, aplicadas com resultados práticos, no setor, em todo o Estado, que tenham comprovadamente no mínimo 01(um) ano de existência; disponibilizar recurso financeiro para premiação no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e 03 (três) caixas estantes.

 10. Concurso de Dramaturgia Álvaro Braga

Incentivar a produção de literatura dramática e o surgimento de novos dramaturgos, especialmente com temática regional. Para isso será realizado concurso através de edital específico, para selecionar dois textos teatrais originais e inéditos, que ainda não tenham sido encenados anteriormente, em qualquer localidade, nos gêneros comédia e drama. E ainda será publicado até 300 exemplares de cada obra selecionada, através do projeto “Edições Governo do Amazonas”, com distribuição de 80% para bibliotecas e 20% para o contemplado com o prêmio.

 11. Concurso de Literatura Antísthenes Pinto

Valorizar e estimular a nova produção literária contemporânea amazonense, através de concurso artístico para seleção de obras literárias de autores inéditos do Amazonas.

O Concurso irá selecionar, através de edital específico, cinco projetos, nos gêneros: romance, poesia, contos e crônicas, literatura juvenil e literatura infantil e publicar até 300 (trezentos) exemplares de cada obra selecionada, através do projeto “Edições Governo do Amazonas”, com distribuição de 80% para bibliotecas e 20% para o contemplado com o prêmio.

12. Implantação de Gibiteca na Biblioteca Pública

Tem como objetivo incentivar a leitura de crianças através das histórias em quadrinhos, que contêm uma linguagem visual prática e colorida, com textos divertidos, ideal para o público infantil, pois enriquecem e despertam sua criatividade. A implantação da Gibiteca também tem a intenção de atrair o público jovem e colecionadores para a biblioteca.

13. Implantação do Escritório de “Direitos Autorais” – Posto Avançado Amazonas

Implantar na Biblioteca Pública do Amazonas, um Posto avançado de Direitos Autorais, em convênio com a Fundação Biblioteca Nacional / MinC.

14. Ampliação e atualização de acervo

Ampliar e atualizar o acervo das bibliotecas coordenadas pela Secretaria de Cultura, bem como as salas de leitura no interior do Estado, incluindo atualização de acervo digital disponibilizado na biblioteca virtual.

 15. Estação da Leitura

Instalar stand de livros denominados “Estação da Leitura” em diversos locais públicos e privados, como hospitais públicos e particulares, espaços administrados pela Secretaria de Cultura, supermercados e shoppings e grandes lojas, inclusive com empréstimo em domicílio, e informações das atividades do Governo / Secretaria de Cultura, com permuta de propaganda em eventos de arte.

 16. Rede Acessibilidade (com os subprojetos Braille Casa a Casa; Leitura Braille; Interiorização da Braille; Online; Olhos para o Vestibular; Leitura na Melhor Idade; Inclusão Digital (Visual); Libras; e Conexão Especial (Deficiência Intelectual)

Promover o acesso das pessoas com deficiência visual, auditiva e física, com o objetivo de integrar e incluir estas pessoas aos meios social, cultural, educacional e profissional, contribuindo para melhoria de qualidade de vida dessas pessoas.

Projetos da 2° Fase

 1.      Canto da Leitura (Interior)

2.      Mais Biblioteca

3.      Banca Biblioteca

4.      Rede de livros (interior)

5.      Acessibilidade 100%

6.      Leitura Premiada

7.      Bolsa tradução para escritores amazonenses

8.      Comemore a leitura

9.      Leitura dramatizada

10.  Gosto pela leitura

11.  Participação em Bienais e Feiras de Livros

 Projetos da 3ª Fase

 1.    II Bienal do livro Amazonas

2.    Banco do livro

3.    Contadores de historias

4.    Leitura dramatizada para o vestibular

5.    Reedição de clássicos – Série Memória; Coleção Resgate; Coleção Poranduba; Documentos da Amazônia: e Cadernos da Amazônia

 Fonte: AGECOM

Foto: Alex Pazuello