Operação Brasil Integrado resulta na prisão de 17 pessoas no Amazonas

operacao_brasil_integrado

Operação Brasil Integrado, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou ações nos rios, estradas e áreas urbanas de nove cidades do estado: Boca do Acre, Lábrea, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Tefé, Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, no Alto Solimões, durante a semana de 3 a 8 de agosto. Foram montadas nove barreiras terrestres e três fluviais para combater o tráfico de drogas, o contrabando e o descaminho de mercadorias.
A ação resultou na prisão de 17 pessoas por tráfico de drogas, contrabando e descaminho de mercadorias. Pelo menos 31 veículos foram recuperados e as equipes abordaram 3.570 pessoas, 284 embarcações, 1.243 carros, 989 motos, 24 ônibus e 136 caminhões.

Foram apreendidos ainda cerca de oito quilos de droga (maconha e cocaína), sete armas de fogo, uma arma branca, 19 munições, 31 veículos, 56 eletrônicos e R$1.832 reais. A ação foi realizada por 400 servidores de 21 órgãos das esferas federal, estadual e municipal.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, todas as ações estão sendo desenvolvidas para o combate aos crimes típicos das regiões de fronteira, divisa e rotas, como contrabando e descaminho de mercadorias, além do tráfico de drogas. Ele frisou a união das polícias para diminuição dos crimes fronteiriços: “Nós temos quatro polícias: Polícia Civil, Militar, Polícia Federal, e Força Nacional que são polícias de presença. Essas forças estarão unidas. Nos municípios do Alto Solimões, pretendemos aumentar o efetivo com a realização concurso público, que deve sair esse ano, para os policias saírem formados no ano que vem. Mandamos para tabatinga e Benjamin Constant, novas viaturas incluindo lanchas para, aumentar os patrulhamentos fluviais, que certamente resultarão na diminuição desses crimes.” Disse.

Além dos órgãos do Estado, também participam da operação a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Subcomando de Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e órgãos vinculados à SSP-AM.

Foto: Divulgação