Parceria entre FAS e Prefeitura garante o direito de crianças e adolescentes em Uarini/Am

Uma reunião na manhã de segunda-feira, 11, em Uarini/Am, marcou o início do projeto “DICARA”, Programa de Desenvolvimento Integrado de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia, desenvolvido pela FAS(Fundação Amazonas Sustentável) em parceria com a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social(SEMAS), e do CMDC, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que desenvolverá ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Unidades de Conservação(UC) no Amazonas.

Sobre o projeto
O Projeto DICARA atenderá 40 comunidades ribeirinhas, e ainda os bairros Santo Antônio e Bairro Verde, haja visto que nestas localidades existem aspectos que levam as crianças e adolescentes a fatores de risco e vulnerabilidade social. Entre estes fatores estão: evasão escolar; menor acesso à educação de qualidade para inserção no mercado de trabalho; violência doméstica; exploração sexual e do trabalho infantil; desestruturação familiar; exclusão digital e cultural e falta de informações sobre cidadania, que interferem diretamente na formação básica de cidadãos para o futuro.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Gomes, o projeto terá duração de 2 anos e serão atendidas crianças da primeira infância até adolescentes de 17 anos de idade, onde serão ofertadas aos beneficiários várias atividades como: artesanato, teatro, música, cultura, meio ambiente, esporte e lazer, além de terem uma atenção especial voltada para as grávidas. A mesma informou que o custo total do projeto é de R$ 672.120,00 que serão destinados a compras de materiais, pagamentos de monitores e outras despesas. O prefeito de Uarini, Antônio Uchôa e o Coordenador da Fundação amazonas Sustentável, Ademar Cruz e demais autoridades participaram da reunião.

Com informações da assessoria/Foto: Divulgação