PEC que prorroga a ZFM será votada até dia 28, diz presidente da Câmara ao governador José Melo

melo-camara

O governador do Amazonas, José Melo, recebeu do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, na tarde desta terça-feira, em Brasília (DF), a garantia de que a PEC 103/2011, que trata da prorrogação da Zona Franca de Manaus até 2073, será votada em segundo turno no plenário da Casa até a quarta-feira da próxima semana, dia 28 de maio.

“Essa semana o presidente Henrique Alves vai desobstruir a pauta (de votação da Câmara) com as medidas provisórias que estão aí sendo votadas. É o tempo que fazem as últimas costuras em relação à votação a Lei de Informática e também das áreas de livre comércio. E na próxima quarta-feira, se Deus quiser, teríamos já condições de votar, em segundo turno, a prorrogação da Zona Franca de Manaus”, disse o governador logo após o encontro com o presidente da Câmara, do qual participaram, ainda, o líder da presidente Dilma na Casa, Henrique Fontana, e os deputados federais pelo Amazonas Silas Câmara, Átila Lins e Pauderney Avelino.

O governador avaliou como positivo o encontro com Henrique Alves, ocorrido um dia depois de audiência com a presidenta Dilma Rousseff, que também assegurou empenho do Governo Federal para aprovação da prorrogação da ZFM. Segundo José Melo, a presidenta incumbiu os ministros Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, e Míriam Belchior, do Planejamento, que tomem providências para movimentar as bancadas em relação à necessidade de urgência na votação.

De acordo com o deputado Átila Lins, a pauta de votação da Câmara dos Deputados deverá ser destrancada esta semana, com a votação nesta terça-feira de duas medidas provisórias e amanhã, quarta-feira, de outras quatro restantes. “Com isso, destranca a pauta terça-feira da semana que vem, vota o regime de urgência da Lei de Informática com a Área de Livre Comércio e, na quarta-feira, vota a PEC da ZFM no segundo turno”, detalhou o deputado, acrescentando que já estão sendo costurados os detalhes finais em torno da Lei de Informática.

Como parte das articulações com lideranças políticas em Brasília, para a votação da PEC da prorrogação, José Melo também manteve conversas com o senador Alfredo Nascimento, à tarde, e com o senador Romero Jucá, a quem recebeu no escritório de representação do Governo do Amazonas em Brasília, pela manhã. Também estiveram no encontro, além de Jucá, o diretor de Governo do Banco do Brasil, Jânio Endo Macedo, e o gerente executivo da diretoria de governo da instituição, Márcio Tunholi. Na ocasião, José Melo também tratou de projetos de interesse do Governo do Estado.

O governador iniciou a agenda de encontros desta terça-feira em Brasília com líderes do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Ele esteve reunido com o presidente da sigla, Eurípedes Jr., e o senador por Tocantins, Ataídes Oliveira, líder do partido no Senado, além de deputados federais.

José Melo, que é presidente da sigla no Amazonas, também gravou participação no programa de TV do Pros para rede nacional. O governador é uma das oito lideranças do partido escolhidas para estrelar o programa que vai ao ar dia 24 junho, ao lado de figuras exponentes, como os irmãos Cid e Ciro Gomes, respectivamente, atual e ex-governador do Ceará, o presidente Eurípedes Jr. e o senador Ataídes Oliveira.

CRÉDITO DAS FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM