Pista é fechada após avião derrapar na província de Urucú, no AM

Um avião modelo ATR-42 derrapou em uma pista da Província Petrolífera de Urucu, a 650 km de Manaus, na segunda-feira (20). Não há registro de feridos. Extração de petróleo e gás natural é feita no local. A localidade fica no meio da floresta amazônica, no município de Coari. Segundo funcionários, os pousos e decolagens foram suspensos após o acidente. Como o acesso de funcionários é feito apenas por via aérea, eles estão impossibilitados de deixar o local.

De acordo com a Petrobras, o deslocamento da aeronave da pista principal do Aeroporto de Porto Urucu para a área de escape ocorreu por volta das 22h45 (horário de Brasília) da noite do dia 20. A companhia informou que a aeronave transportava quatro profissionais da tripulação. Ninguém ficou ferido. A Petrobras disse que comunicou às autoridades competentes e irá instaurar uma comissão para investigar as causas do ocorrido.

Segundo um funcionário que prefere não se identificar, o acidente ocorreu durante uma chuva, na noite da segunda-feira. “Quem estava embarcado permanece lá, quem tinha que embarcar não pode ir. Estão aguardando a liberação”, disse ao G1.

Ainda segundo o funcionário, o avião derrapou na pista e parou na mata. O transporte de funcionários que trabalham em Urucu é feito por aeronaves de uma companhia comercial.

De acordo com a Aeronáutica, a ocorrência envolveu uma  aeronave de matrícula PR-TTH. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) investigam as causas do acidente.

“A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. À medida que são identificados os fatores contribuintes, Recomendações de Segurança são emitidas a fim de tornar a aviação mais segura”, diz nota enviada ao G1.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Porto Urucu é um aeródromo privado em condições para receber pousos e decolagens. A pista está interditada, temporariamente, devido ao incidente.

Gasoduto
O gás extraído em Coari alimenta os 663 quilômetros de gasoduto de transporte com passagem e abastecimento termoelétrico nos municípios de Caapiranga, Anori, Anamã e Codajás. Antes de chegar em Manaus, o combustível passa também pelos municípios de Iranduba e Manacapuru. Manaus conta com uma rede de distribuição de 93 quilômetros de extensão. Do total, cerca de 35 quilômetros estão situados na região do Distrito Industrial.

Com informações do G1.globo.com/amazonas