PM realiza operação de transito para diminuir o número de acidentes

O 3º BPM realizou de Sexta a Domingo, 15 a 17/07 respectivamente, uma intensa operação de transito que teve como saldo 127 motos retidas. O último final de semana foi marcado como sempre por acidentes, inclusive com vítima fatal: Maílson Rabelo da Silva, 18 anos, morreu na estrada da Emade km 10, por volta das 23:00 do último domingo.O Comandante da PM, Coronel Frota disse que o objetivo da operação é combater a imprudência, orientar para o uso do capacete e retirar o menor do volante.Segundo ele esses acidentes tem causados muitas mortes, seqüelas e enviados muitas vítimas para tratamentos em Manaus. O capacete é a principal cobrança no momento da abordagem, mas a PM aproveita o momento para retirar os menores que estão conduzindo o veículo, orientar o transporte das crianças, e verificar a habilitação. As motos apreendidas são conduzidas primeiramente para o quartel, onde são analisados os casos individualmente, e posteriormente são conduzidos para o Detram, para verificação da documentação e finalmente para a Delegacia, onde são verificados se há algum problema de furto. Frota informou ainda que desde sexta-feira dia 15, as operações estão sendo realizadas nas principais vias, saídas de pontos de festas e deslocamentos para balneários, e já reduziram em cinqüenta por cento os acidentes em relação às semanas anteriores. Segundo ele as operações vão continuar.

Proerd e Policiamento fluvial

O Comandante da Pm destacou também o programa de combate às drogas, realizado nas escolas por policiais militares envolvendo alunos de 5º a 8º séries do ensino fundamental, visando à prevenção e o combate ao uso de drogas. Èum trabalho a nível nacional, do Ministério da Justiça e no estado do Amazonas já formou quase Seiscentas Mil crianças. Ele destacou que esse trabalho com as crianças e as famílias, é um sinal de que estamos ganhando a guerra contra as drogas, resgatando meninos e meninas desse vício terrível.

Em relação ao policiamento fluvial, Frota informou que foram recuperados os barcos e desde a semana passada essas operações estão acontecendo. Oito policiais participam dessas operações e já implantaram medidas preventivas como a detenção de condutores de embarcações embriagados que foram entregues na capitania. O policiamento fluvial visa dar segurança também as embarcações que trafegam pelos rios e lagos conduzindo dinheiro para a compra de produtos regionais e valores para as comunidades.