Polícia Militar realiza trabalho social e preventivo a consumo de drogas e violência nas escolas

pm-projeto

A Polícia Militar, por meio da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizada na zona leste de Manaus, vem desenvolvendo trabalho social junto às 23 escolas localizadas nos bairros Armando Mendes e Zumbi, com o projeto “Ronda Escolar”. De acordo com o capitão PM W. Rodrigues, comandante da Cicom, o trabalho surgiu após avaliação das ações nas escolas da área de atuação da unidade militar.

“Nós já trabalhávamos com a parte social nas escolas e depois de uma análise percebemos que, mesmo com a presença do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas salas de aulas, ainda havia muitas turmas que não eram agraciadas. A violência nas escolas ainda tinha altos índices e o consumo de entorpecentes estava presente nas proximidades e dentro das escolas”, relatou o comandante da unidade.

Para formar a equipe do projeto, o comandante convocou os policiais militares cabo PM Evandro Ribeiro, graduado em Administração, com cursos sobre os malefícios do crack, e o soldado PM Leonardo Soares, graduado em Letras, com experiência em trabalho com crianças, que deram início à ações que visam o bem estar social das crianças, tendo como consequência a redução da criminalidade nas proximidades das escolas.

A primeira reunião com os gestores das escolas dos bairros Armando Mendes e Zumbi, zona leste de Manaus, aconteceu no inicio do ano letivo, no dia 30 de março, e as ações do “Ronda Escolar” deram inicio no dia seguinte, 31 de março, com visitas diárias nas escolas, palestras sobre drogas, violência escolar e familiar, bullying e drogas, além do trabalho conjunto com os Supervisores de Área da Cicom, com a Polícia Civil do 25º DIP e com o Proerd da 25ª CICOM.

Patrulhamento – As escolas da área da 25ª Cicom recebem diariamente o patrulhamento policial militar na entrada dos alunos, horário do intervalo e saída dos estudantes. Na ultima sexta-feira, 17 de julho, o Centro Educacional Batista Canaã, escola particular da área, recebeu os policiais militares para ministrar palestra aos alunos do 6º ao 8 do ensino médio.

Os policiais militares visitaram as salas de aula do centro educacional e conversaram com os estudantes. Na palestra, onde participaram cerca de 50 alunos, obtiveram conhecimento sobre o trabalho realizado pela 25ª Cicom, sobre prevenção às drogas, violência escolar e familiar e bullying.

A professora Rosane Brasil Lopes, gestora da unidade educacional, está feliz com o trabalho realizado pela Polícia Militar. “Essa parceria com a 25ª Cicom iniciou desde abril e estamos muito satisfeitos com o trabalho, pois a escola vem recebendo todo apoio de segurança junto aos alunos. Os pais só elogiam o trabalho. Estamos todos nos sentindo seguros com a atuação da PM”, ressaltou Roseane Lopes.

 A 25ª CICOM está localizada Rua J, bairro Armando Mendes. Contato direto para denúncias ligue: 98842-2833 (capitão PM W. Rodrigues, comandante da 25ª CICOM) e 98842-2911 (Supervisor de Área) e através do e-mail:[email protected].

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMAM