
Representantes de Tefé participaram do Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena, realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Manaus (AM). O evento, promovido pelo Fórum Estadual de Educação e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA), reuniu lideranças indígenas, instituições acadêmicas e órgãos governamentais para discutir estratégias de fortalecimento das políticas educacionais nos territórios etnoeducacionais do estado.
A delegação de Tefé contou com a presença de lideranças indígenas, o Departamento de Assuntos Indígenas, o Movimento de Juventude Indígena, o Fórum Municipal de Educação Escolar Indígena de Tefé (FOMEEIT) e a Coordenação de Educação Indígena da UNIPI/MSA. Durante o encontro, foram debatidos desafios e propostas para a implementação de políticas públicas voltadas à educação indígena, com foco na inclusão, no acesso e na valorização dos saberes tradicionais. A participação no evento foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O evento teve como tema “Fortalecendo as políticas de Educação frente às crises climáticas nos territórios etnoeducacionais do Amazonas”, destacando a necessidade de integrar questões socioambientais à educação. Foram realizados diálogos estratégicos com órgãos como o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Ministério Público Federal (MPF), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Nacional de Educação.
Um dos encaminhamentos do evento foi a criação de Grupos de Trabalho (GTs) para tratar de demandas específicas da Educação Escolar Indígena no Amazonas, incluindo merenda, transporte e currículo pedagógico, garantindo que as políticas educacionais contemplem as realidades das comunidades indígenas.
Para Hemily Pastana Marinho, da etnia Kokama, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEA (PPGED/UEA) e articuladora do FOREEIA na Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), a participação da delegação de Tefé foi essencial para reforçar a luta por uma educação indígena estruturada e adaptada às realidades locais:
“A participação da nossa comitiva de Tefé foi fundamental para a criação dos Grupos de Trabalho (GTs), estabelecidos a partir de acordos entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), representada pela Secretária Nacional Zara Figueiredo, e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM), por meio da Secretária Estadual Arlete Mendonça, em diálogo com o Movimento Indígena do Amazonas, via FOREEIA”, diz.
*Com informações da assessoria