Prodam participa do 9º Fórum da Internet no Brasil

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) é uma das instituições participantes do 9º Fórum da Internet no Brasil. Por meio do evento, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil.

O representante da Prodam no evento é o diretor-presidente João Guilherme Moraes Silva. No primeiro dia (1º/10), ele participou do painel Encontro Anual da Internet Society – Capítulo Brasil, apresentando, entre outros assuntos, a rede MetroMAO, o programa Amazônia Conectada e o planejamento para o futuro dos projetos de fibra ótica da Região Amazônica.

João Guilherme abordou questões sobre a infraestrutura de rede existente na cidade de Manaus e no estado do Amazonas, mostrando o alcance da MetroMAO – rede de comunicação de dados de alta velocidade que possui 80 quilômetros de fibra ótica e interliga mais de 86 instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais estaduais, em Manaus.

“É importante frisar que, sem o mínimo de infraestrutura de telecomunicação, os anseios de instituições e governos sobre conectividade, interatividade e inclusão digital tornam-se pouco viáveis”, afirmou o diretor-presidente da Prodam.

Os avanços do programa Amazônia Conectada e a fibra ótica do gasoduto Coari-Manaus, que já conecta a capital amazonense ao município de Tefé, também foram apresentados no painel, incluindo vídeo mostrando o trabalho realizado pelo Exército brasileiro para o lançamento da fibra ao longo da infovia do Alto Solimões.

O painel reuniu governo, universidade, provedores de internet e comunidade em um debate democrático sobre infraestrutura, conectividade e interatividade.
Hoje (02/10), o diretor-presidente da Prodam falará no workshop “Acesso à internet nos municípios do interior”, às 14h, no salão E do Centro de Convenções da Amazônia Vasco Vasques.

Sobre a Prodam – A Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

Foto: Divulgação/Prodam