Projeto “Motociclista Legal” abre vagas em 14 municípios no mês de fevereiro

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), abre novas vagas para o projeto “Motociclista Legal” em 14 municípios do interior. As inscrições se iniciam nesta segunda-feira (07/02) e vão até o dia 11 de fevereiro. Os cursos ofertados são de especialização e de atualização para mototaxistas e são gratuitos.

Os municípios que irão receber o projeto em fevereiro são Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Eirunepé, Envira, Codajás e Anori.
Os interessados devem possuir pelo menos dois anos de CNH categoria A, ter no mínimo 21 anos e ter renda de até dois salários mínimos. No ato da inscrição ainda é preciso apresentar o comprovante de residência e a cópia da CNH.

Inscrições – Para quem mora nos municípios de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Barreirinha (distante 331 quilômetros da capital) e Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus), as inscrições serão feitas pelos agentes do Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) de Parintins. Os moradores de Barreirinha e Nhamundá devem ligar para (92) 99351-6531 para realizar a inscrição.

Para os interessados de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros da capital), Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros da capital), Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros da capital) e Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), as inscrições irão ocorrer no PAD de Tabatinga. O telefone para informações e inscrições das pessoas que não residem em Tabatinga é (97) 98120-4510.

As pessoas que moram em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital) e Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus) podem se inscrever no PAD de Eirunepé. O número de lá é (97) 99158-0286.
Já para os moradores de Codajás (distante 240 quilômetros da capital) e Anori (a 195 quilômetros de Manaus), as inscrições serão realizadas no PAD de Coari, pelo telefone (92) 98282-4616.

Datas dos cursos – Em Tabatinga e Eirunepé o curso de Especialização começará no dia 14 de fevereiro, já o de atualização no dia 17.

Nos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Envira o curso de Especialização inicia no dia 20 e o de atualização no dia 23 de fevereiro.

Para Parintins e Codajás a data do curso de Especialização é dia 21, e o de atualização dia 24 de fevereiro.
Já no dia 26 de fevereiro o curso de especialização se inicia em Amaturá e Tonantins. No dia 1º de março tem início o curso de atualização.
Para os inscritos em Barreirinha, Nhamundá e Anori, o início das aulas de especialização está marcado para o dia 27 de fevereiro. Já o curso de atualização se inicia no dia 2 de março.

Balanço – Desde que foi lançado pelo governador Wilson Lima, no final do ano passado, o projeto “Motociclista Legal” já recebeu 751 inscrições no interior do Estado. Doze municípios já foram atendidos e alguns, como Presidente Figueiredo, Novo Airão, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Iranduba estão com as aulas ainda em andamento.
Todos esses mototaxistas capacitados pelo Detran irão receber, ainda este ano, um kit de segurança composto de um capacete e um colete.

Foto e arte: Divulgação/Detran