Projeto “Oportunidade & Renda” ofertará mais de 22,5 mil vagas no estado

O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na manhã de terça-feira (06/03) na sede do Governo, na Compensa, a primeira etapa do projeto “Oportunidade & Renda” que tem como objetivo qualificar e encaminhar mão de obra para o mercado de trabalho. Através do projeto, que integra o programa “Amazonas Social” do Governo do Estado, estão sendo oferecidas, inicialmente, 22,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos, sendo 18 mil para Manaus e 4,5 mil para o interior.

Além da qualificação, o projeto orientará o beneficiário para o acesso ao emprego ou, no caso dos profissionais autônomos, ao microcrédito. De acordo com o governador Omar Aziz, até o final do ano deverão ser oferecidas 60 mil vagas e até 2014 o Governo do Estado pretende qualificar 200 mil pessoas.

No primeiro momento, o “Oportunidade & Renda” também chegará a 23 municípios do interior, com a oferta de 4,5 mil vagas em 18 cursos distintos, que iniciarão no dia 28 de maio. O período e local de inscrições serão divulgados posteriormente.

Segundo o governador, o programa está vinculado às necessidades de mercado e à vocação das pessoas, entre elas o trabalhador autônomo, mas também pretende gerar oportunidade para as mulheres e pessoas com deficiência física. “Nós estamos procurando atender principalmente as mulheres, que não tiveram, ao longo de suas vidas, uma oportunidade de fazer uma faculdade, se profissionalizar, e, quando se vêem sozinhas, ficam desamparadas. Por isso, vamos focar muito nelas”.

Emprego e Renda – O objetivo do Governo do Estado é qualificar mão de obra que possa assumir postos de trabalho nas áreas dos cursos ofertados ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. Para alcançar este objetivo, o “Oportunidade & Renda” conta com a participação da Setrab e da Afeam. Durante as aulas, cada aluno receberá também instruções de como candidatar-se a vagas de emprego ou de como adquirir financiamento para começar o próprio negócio.

Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno será encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine/Amazonas) – coordenado pela Setrab. O aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Afeam para a avaliação e orientação para concessão do financiamento “Oportunidade & Renda”, de até R$ 2,5 mil.

Fonte: Agecom

Foto: Alex Pazzuelo