Projetos de Lei que reajustam salários de policiais civis, militares e bombeiros são encaminhados pelo governador José Melo à ALE-AM

melo-10

O governador do Amazonas, José Melo, deu início ao processo de reajuste salarial referente à data base de servidores públicos do Estado. Na última quarta-feira (30), encaminhou para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) duas mensagens governamentais com os projetos de Lei que definem aumento salarial de 6,15% para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

A revisão salarial referente à data base é assunto prioritário para o governador José Melo. Em sua primeira reunião de trabalho com a bancada de parlamentares da base de sustentação do Governo do Estado, no último dia 28 de abril, o governador apresentou projetos de lei de interesse do Executivo que serão encaminhados para apreciação dos deputados e pediu prioridade na votação das datas bases.

O reajuste na remuneração dos servidores repõe as perdas salariais com a inflação dos últimos 12 meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por ser ano eleitoral, a legislação restringe a concessão de aumentos salariais acima da inflação a servidores públicos. Para os servidores das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, o reajuste proposto nos PLs é de 6,1531%, retroativo a 21 de abril.

Além da segurança pública, a primeira a ter o projeto de reposição salarial encaminhado para votação, os reajustes vão beneficiar ainda as áreas da educação e saúde. As negociações entre representantes das categorias, secretarias de Estado e Casa Civil estão em andamento. “A reposição salarial é de acordo com a inflação. Não tem ganhos salariais reais porque esse ano não podemos fazer em virtude de ser um ano de eleição”, ressaltou o secretário da Casa Civil, Raul Zaidan.