Rodada de Negócios de Pirarucu Manejado reunirá pescadores e comerciantes no final de Semana

Os comerciantes de Tefé e municípios vizinhos terão mais uma oportunidade de fazer negócio diretamente com pescadores de pirarucu manejado das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. Os interessados estão convidados a participar da V Rodada de Negócios, a ser promovida pelo Programa de Manejo de Pesca do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na sexta, dia 29 de julho. O evento será realizado em Tefé, no hotel Oliveira II a partir das 8h30.

O objetivo do evento é facilitar a comunicação entre os pescadores e potenciais compradores de pirarucu e fornecedores de insumos, estabelecendo possibilidades de negociação entre os mesmos.

Além da Rodada, os pescadores também participarão do IV Encontro de Manejadores, promovido no dia 28 de julho, também no hotel Oliveira II. Nesse encontro, eles terão a oportunidade de trocar experiências e de se preparem para a Rodada de Negócios, tomando decisões em conjunto sobre, por exemplo, preços e condições de transporte para o pirarucu que venderão neste ano. A temporada de pesca do pirarucu manejado deve começar em setembro próximo, estendendo-se até novembro. Em dezembro, esse peixe entra no período de defeso, quando não pode ser pescado nem mesmo em áreas de manejo.

Em 2010, a pesca manejada de pirarucu beneficiou 922 pescadores de 20 comunidades ribeirinhas e de três Colônias de Pescadores: Z-4 de Tefé, Z-23 de Alvarães e Z-32 de Maraã. Eles foram assessorados pelo Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá e, naquele ano, foram capturados 4.653 pirarucus e comercializadas mais de 220 toneladas de peixe. Vale reforçar que essa cota pescada representa cerca de 20 a 30% dos estoques de adultos contados nos lagos, regra básica para assegurar a reprodução e a continuidade da população. A média do peso dos pirarucus pescados foi de 47kg e a média dos comprimentos, 174 centímetros. O tamanho permitido para a pesca deve ser superior a 150 centímetros; até esse tamanho, o pirarucu ainda está na sua fase juvenil (ou bodeco). O faturamento total bruto da venda do pescado em 2010 foi de R$ 962.367,80. Os rendimentos são distribuídos entre os pescadores pelas suas Associações ou Colônias de Pesca.