Saúde Amazonas: ação itinerante realiza exames de endoscopia em Tefé

A ação já alcançou quase 600 pessoas em cinco municípios do interior do estado. FOTO: Divulgação/SES-AM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, de 9 a 12 de fevereiro, 188 exames de endoscopia digestiva em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). A ação do programa Saúde Amazonas, que busca ampliar o acesso da população e reduzir o tempo de espera pelo procedimento, já alcançou quase 600 pessoas em cinco municípios do interior do estado.

“O Governo do Amazonas está ampliando o acesso da população aos procedimentos e reduzindo o tempo de espera. Nossa equipe vai até os municípios para intensificar os serviços e garante um atendimento de qualidade aos pacientes já cadastrados no sistema de regulação”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

A agenda de ações no interior iniciou, em janeiro deste ano, pelos municípios de Itacoatiara e Eirunepé (distantes 176 e 1.160 quilômetros da capital, respectivamente). Nas duas localidades, foram realizadas 269 endoscopias digestivas, sendo 125 em Itacoatiara e 144 em Eirunepé.
Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, a região do Baixo Amazonas recebeu a intensificação de procedimentos com a realização de 97 exames em Parintins (a 369 quilômetros da capital) e 38 exames em Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus).

O próximo município a receber a ação será Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital), na região Alto Solimões, com a previsão de serem realizados 161 procedimentos durante quatro dias, de 16 a 19 de março.
A intensificação se encerra em abril nos municípios de Humaitá e Lábrea (distantes 590 e 702 quilômetros de Manaus, respectivamente). A meta do Governo do Amazonas é realizar aproximadamente mil exames em oito municípios do interior do estado.

Todos os pacientes atendidos durante a intensificação do Governo do Estado estão inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), conforme indicação médica e aguardam pelo procedimento.