Secretário geral da FIFA e secretário executivo do Ministério do Esporte elogiam desempenho do Governo do Estado para a Copa do Mundo

arena

O secretário geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, e o secretário executivo do Ministério do Esporte (ME), Luís Fernandes, elogiaram o desempenho do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus na preparação de Manaus como um das 12 cidades-sede que receberá jogos do Mundial em junho deste ano. A avaliação foi feita neste domingo, 16 de fevereiro, durante visita técnica à Arena da Amazônia e ao complexo da Ponta Negra pela FIFA, Ministério do Esporte e Comitê Organizador Local (COL). 

O vice-governador do Estado, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, acompanharam a visita da comitiva. Melo disse que a avaliação positiva se deve a um grande esforço e parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura. “A FIFA reconheceu que não há nenhuma preocupação com a Copa aqui em Manaus. Nós, Estado e Prefeitura e Governo Federal, cumprimos tudo o que foi acordado com eles”, comentou José Melo, após receber elogios do secretário executivo do ME de que a obra da Arena da Amazônia é surpreendente.

Em coletiva de imprensa, Jérôme Valcke e Luís Fernandes disseram que estão satisfeitos com o andamento dos preparativos de Manaus como cidade-sede. Para Jérôme não há mais dúvidas que Manaus executará os jogos da Copa com sucesso. “Manaus tem um estádio muito bonito e que vai acolher um dos principais jogos na primeira semana da Copa do Mundo, e eu sinto que a cidade está, sim, preparada para este grande jogo que é Itália contra Inglaterra”, comentou o secretário geral da FIFA.

Para Luís Fernandes, que também esteve semana passada em Manaus discutindo junto à cúpula da Segurança Pública o plano operacional de segurança para a Copa, Manaus é um orgulho para o Brasil. “Esse estádio é uma joia encrustada no coração da Amazônia sobre a qual durante o decorrer de preparação para os jogos predominaram dúvida e ceticismo” disse, acrescentando que a Arena da Amazônia atende perfeitamente a demanda de arena multiuso.

As obras da Arena estão 97% concluídas. A previsão é que os 3% sejam finalizados nos próximos 20 dias. A partir daí será divulgada a data de inauguração e evento teste da Arena.

Potencial turístico – A visibilidade da região foi outro ponto que recebeu destaque entre os membros da comitiva. A questão foi levantada pelo vice-governador, José Melo, que apontou o Estado como uma potencial rota de turismo a partir dos jogos realizados em Manaus. “Graças às grandes seleções que virão a Manaus, nós teremos os olhos do mundo voltado para a nossa cidade. Essa é uma oportunidade de mostrar que temos uma beleza natural exuberante”, comentou.