Cerca de 500 radiocomunicadores digitais foram entregues às forças de segurança para reforçar a comunicação integrada na capital e em sete municípios do interior do estado. Os equipamentos fazem parte do novo sistema tecnológico que visa intensificar as ações de combate ao tráfico de drogas e aos crimes ambientais, no Amazonas. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a radiocomunicação será mais um importante apoio nas operações. “É um serviço que vai vir e vai somar bastante. Uma parceria que foi feita e nós estamos conseguindo adquirir esses rádios, que irão possibilitar que todas as operações, principalmente em área de fronteira, tenham o devido apoio através da radiocomunicação”, enfatizou.
As polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal de Manaus, Coari, Tefé, Iranduba, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Parintins receberam o equipamento que visa ajudar no combate à criminalidade.
Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), coronel Almir Cavalcante, a radiocomunicação implantada em municípios que fazem parte da área fronteiriça será de grande utilidade. “Ele vem somar, vem contribuir pra gente minimizar essas ocorrências de maneira mais ágil nesses municípios. Nós conseguimos nos comunicar com mais facilidade com essa nova tecnologia que está sendo implantada”, afirmou.
O capitão Dyhemes Marques explicou que o sistema foi pensando na necessidade do operador de ponta de se comunicar de forma segura. “Com uma parceria com o Exército Brasileiro, conseguimos fazer uma aquisição de radiocomunicação para esses sete municípios. E esse equipamento também já tem uma previsão de manutenção por dois anos. Então, basicamente surgiu dessa necessidade do operador da ponta fazer uma comunicação segura, criptografada, e poder passar todas as informações ao centro de comando”.
A primeira cidade a receber o sistema foi Iranduba, com inauguração pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020. Com um investimento total de R$ 13 milhões, a iniciativa é executada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), por meio do programa Vigia, que atua permanentemente no Amazonas desde novembro de 2019.
Entre as linhas de atuação do Vigia estão operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. O objetivo é aumentar a fiscalização e a repressão contra os crimes transfronteiriços, como contrabando e tráfico de drogas, armas e munições.
Foto: Divulgação