SSP-AM registra redução de ocorrências criminais em Parintins

IMG-20160626-WA0015

Desde a última sexta-feira (24), o 51º Festival Folclórico de Parintins acontece sem o registro de ocorrências graves. Em relação ao ano passado, as ocorrências de crimes em geral reduziram 25% nos dois dias.

Os dados foram apresentados na manhã deste domingo (26), em reunião para avaliar o plano de segurança integrado, que está sendo desenvolvido no evento, a qual participam  órgãos do sistema de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-AM) com apoio da Prefeitura de Parintins.

A Operação Integrada Parintins 2016 é  coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local, que está interligado com o CICC Regional em Manaus.

A SSP-AM  registrou a redução no crime de furto em 41%. Não houve registro de homicídios, tentativas de homicídio e latrocínios. O secretário-executivo-adjunto e Planejamento e Gestão Integrado da SSP-AM, Dan Câmara, destaca que antes do período do Festival Folclórico os órgãos de segurança realizaram um importante trabalho de ações preventivas e educativas que contribuíram para uma festa tranquila.

“Além do reforço no policiamento ostensivo e o trabalho de repressão aos crimes, consideramos importante realizar as ações educativas e de prevenção antes da realização do festival. As orientações que os órgãos passaram intensamente aos visitantes na cidade, antes e até mesmo nos dias do evento somaram aos nossos esforços para manter o sucesso no quesito segurança pública”, ressalta.

Central de Fiscalização – Uma Central de Fiscalização foi criada para que fossem fiscalizados bares e estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcóolica em Parintins. Integram a central representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar. As ações das equipes iniciam por das 16h e seguem até às 22h, com o propósito de evitar a venda de bebidas a crianças e adolescentes durante o festival, além de fortalecer a legislação do município que determina o funcionamento desses locais até às 4h. São percorridas as vias de maior movimentação da área central de Parintins e no em torno do Bumbódromo.

Simulação de Resgate – O Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM) realizou, na noite de sábado antes do início da apresentação dos bois-bumbás, a simulação do resgate de vítima presa em estrutura de 50 metros.

Especialistas de resgate em altura do CBMAM demonstraram durante a simulação, os procedimentos que incluíram primeiros-socorros, desde a mobilização da vítima, deslocamento em altura elevada de forma segura e apresentação de rotas de fuga no Bumbódromo, em casos de emergência. Também foram passadas as orientações de dicas de segurança, em português e inglês, de como o público deveria proceder em situação de evacuação do local.

Segundo o comandante-geral da instituição, Fernando Sérgio, as medidas preventivas também se estenderam a outros pontos da cidade ilha Tupinambarana, como o aeroporto da cidade e balneários. Equipes da instituição estão desde o último dia 18 de junho na cidade parintinense, dando reforço à segurança pública que envolve o Festival Folclórico.

“Nós entendemos que se ‘antecipar’ a ocorrência pode contribuir para um local mais seguro. Nesses dias, mantivemos equipes de mergulhadores nos balneários por conta da grande movimentação que a cidade recebe essa época. Além de mantermos uma equipe de bombeiros no aeródromo, que são essenciais para que o aeroporto possa receber aviões de maior porte”, explicou.

FOTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SSP-AM