Tabatinga: Unidade prisional é tema de reunião entre autoridades

Sistema Prisional de Tabatinga (AM) está sob controle Presídio de Tabatinga tem capacidade para 150 detentos.

Após rebeliões e mortes em presídios de todo o país, inclusive do Amazonas, neste ano, um alerta acendeu sobre o sistema penitenciário brasileiro.

 No Alto Solimões, uma reunião entre o os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário discutiu a situação da Unidade Prisional de Tabatinga. E, de acordo com a juíza de direito do município, Danielle Monteiro Fernandes Augusto, a situação do presídio está sob controle.

Hoje a situação do presídio está totalmente controlada, nós temos uma organização lá dentro, organização de gestão, nosso presídio não está superlotado, hoje existem 132 presos aqui em Tabatinga, alguns da Justiça Federal, inclusive.

Ela relata, ainda, que a reincidência entre os detentos da unidade de Tabatinga é baixa e explica que, de 2015 para cá, houve cinco presidiários que voltaram a cometer delitos.

Quando nós assumimos aqui, a Comarca tinha cerca de uns 210, então todos os que foram soltos de todos esses que foram absolvidos, né, ou então saíram concedidas liberdades provisórias, apenas cinco tiveram reincidência. O presídio de Tabatinga, tem capacidade para 150 detentos.

Em todo o país devem ser realizados mutirões carcerários para reduzir o número de presos no Brasil. Vão ser avaliados, por exemplo, casos de detentos que já cumpriram pena e ainda não foram postos em liberdade; mudança de regime, de fechado para semi aberto; e a situação dos presos provisórios. No Amazonas, o objetivo é reduzir em 15% a população carcerária do Estado, que chega a 10 mil e 50 pessoas.

Fonte: EBC Foto: Divulgação