Tecnologia assistiva atrai visitantes no estande do Amazonas na SBPC

PENTOP Denison IMG_6620Os resultados de pesquisas realizadas com o incentivo do Governo do Amazonas que visam desenvolver produtos voltados a facilitar a vida de pessoas com deficiência visual estão sendo expostos na mostra científica coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) na ExpoT&C, no âmbito da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife, Pernambuco.

Os kits “Dinheiro Falante para Cegos” e “Livros Falantes para Ensino dos Idiomas Inglês e Espanhol para Profissionais do Trade Turístico de Acessibilidade” são produzidos pela empresa Pentop do Brasil e receberam financiamento do Governo do Estado, via Fapeam, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio dos Programa Viver Melhor/Pró-Assistir e Pappe Integração.

De acordo com o empresário Marivaldo Albuquerque, cada produto teve uma motivação especial. “O kit de acessibilidade foi motivado pela necessidade da existência de uma ferramenta que melhorasse a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, facilitando assim o aprendizado e as atividades do dia a dia. Já o projeto ‘Dinheiro Falante’ foi motivado pela necessidade de facilitar a identificação de cédulas de dinheiro para pessoas com deficiência visual”, pontuou.

O empresário ressaltou o apoio da Fapeam, afirmando que a iniciativa já lhe rendeu bons frutos, como os Prêmios Finep de Inovação 2012, etapas regional e nacional na categoria de acessibilidade. “Por todos esses resultados positivos, fico muito feliz em estar representando meu Estado em um dos maiores eventos voltados para a divulgação da Ciência e Tecnologia”, finalizou.

A exposição coordenada pela Secti-AM e Fapeamj prossegue até sexta-feira, dia 26 de julho, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O portal CIÊNCIAemPAUTA está realizando a cobertura do evento, inclusive com atividades transmitidas ao vivo.