Termina ocupação do prédio da Sesai em Atalaia do Norte

Foram 18 dias de ocupação do prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por indígenas da etnia Kanamary, na cidade de Atalaia do Norte, no Alto Solimões. A ocupação se deu por conta de indígenas que foram a óbito, sem que a Sesai tomasse as devidas providencias.

Além do descontentamento de lideranças com a gestão do atual Coordenador do Dsei/Vale do Javari, Jorge Duarte de Oliveira. Por conta desses acontecimentos, lideranças solicitaram junto ao governo federal, a exoneração do coordenador.

 A ocupação terminou somente no dia 30 de janeiro, com a realização de uma audiência pública, na Câmara municipal de vereadores, encerrando com apoio de outras etnias do vale do javari, solicitando melhorias dos atendimentos às famílias indígenas em todo vale do javari.  

Segundo indígenas que não quiseram se identificar, representantes de Brasília, fizeram muitas promessas para melhorar a saúde dos indígenas, tudo acordado com o ministério público federal, Sesai e o Movimento Indígena.

 A reportagem apurou que as investigações a respeito da ocupação e a reinvindicação dos indígenas, continuarão a serem investigadas pela Policia Federal e Ministério Público Federal.Também, que muitas famílias do povo Kanamary, já partiram em viagem, rumo as suas respectivas aldeias.

Fotos: DarcyMarubo