Uarini: Comunidades rurais já estão sendo beneficiadas com água de qualidade

A obra é uma parceria do governo federal, através da Funasa, governo do estado e prefeitura

Na sexta-feira(06) foi inaugurado nas comunidades de Cauçú, Jaquiri, Tupã-Supé e Porto Praia, as primeiras Unidades de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – Salta-Z. Os equipamentos foram adquiridos através de um convênio entre governo do estado e governo federal. A Prefeitura de Uarini, através da Defesa Civil desenvolveu toda a construção da obra, como aquisição dos filtros, caixa d’água e outros elementos, enquanto que a Funasa elaborou o projeto para execução.

Este é um projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja do rio em potável, para o consumo humano das populações ribeirinhas mais carentes.

O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira, e está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples, consegue atender até 600 pessoas por dia.

SALTA-Z proporciona não apenas acesso à água de qualidade, mas também o empoderamento e a conscientização das pessoas quanto às responsabilidades social e coletiva, mobilizando cidadãos e compartilhando saberes, construindo compromissos e um ambiente saudável para toda a comunidade.

Com informações da assessoria/Foto: Divulgação