Uarini e Alvarães completam 37 anos de emancipação

Nesta segunda-feira(10) os municípios de Uarini e Alvarães completaram 37 anos de emancipação política e elevação à categoria de município.
Ambos tem sua história em sua vinculada à de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Até fins do século XVII sucederam-se as disputas entre espanhóis e portugueses pelo domínio do território, só se consolidando a ocupação militar lusitana em 1790. Como município, Tefé chegou a possuir área de 500.000 km². A partir de meados do século XIX, vão-se sucedendo desmembramentos de seu território, para dar origem aos novos municípios.

Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos cinco Subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá e Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, os subdistritos de Alvarães(Caiçara) e Uarini passaram a constituir município autônomo.

Os dois municípios têm na cultura de mandioca sua atividade econômica mais produtiva, com destaque para a produção da Farinha de Uarini.
Segundo o último censo, Alvarães tem uma população de 14.088 habitantes, enquanto que Uarini possui 11.891.

Com informações do Wikipédia / Fotos: Reprodução/Internet