Uarini: UBS Mário Lopes realiza ações de prevenção alusivas ao Novembro Azul

A Unidade Básica de Saúde Mário Lopes em parceria com a Prefeitura deUarini e Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (28) uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Os serviços oferecidos à população foram exames de toque e oferta de exames laboratoriais de PSA, consulta médica, atendimento com psicóloga, assistente social, além de palestra de alerta à doença e testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV. O evento contou também com um café regional e ofereceu corte de cabelo aos presentes.
Dois exames para diagnosticar a doença.

O câncer de próstata é o de maior incidência em homens depois do de pele. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas, por isso é tão importante fazer os exames anualmente: o PSA, sigla para Prostate-Specific Antigens, que verifica se há alteração da quantidade dessa proteína na próstata, e o de toque retal, que avalia a presença de nódulos na próstata.

A suspeita da doença pode ocorrer a partir dos dois exames com resultados alterados. Estudos mostram que cerca de 65% das dúvidas ocorrem por meio do exame de PSA, já que o tumor em estágio inicial, devido ao tamanho, é mais difícil de ser identificado pelo toque, que responde por cerca de 30% dos diagnósticos. Também pode acontecer de o PSA dar um resultado normal e o toque identificar a presença de nódulo. Nesse caso, também pode ser indicativo de câncer. Por isso, os dois exames são necessários.

Thiago Lopes, 46, estava entre as pessoas que aguardavam atendimento. “Acho muito importantes ações como estas, porque nós homens, precisamos de ‘puxões de orelha’, de vez em quando. Temos muito preconceito ainda, com uma coisa séria que é o câncer de próstata”, disse.

Com informações da assessoria/Foto: Divulgação