A aula inaugural referente ao segundo período letivo de 2012 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ministrada nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, pelo vice-governador, José Melo, teve caráter especial para, pelo menos, 2.536 estudantes, que formam a primeira turma dos cursos de graduações em Saúde Coletiva, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Agrimensura, criados ano passado, bem como para as novas turmas de alunos provenientes do interior do Amazonas nos cursos de bacharelado em Enfermagem, Medicina e Odontologia, que acessaram a UEA por meio da política de cotas da instituição.
“Esse é um momento especial, principalmente para os alunos que vêm do interior do Estado. É a UEA cumprindo com o seu papel de abrir oportunidades e criar quadros profissionais para nos ajudar a desenvolver o interior. A educação é o melhor caminho para o desenvolvimento de uma nação”, disse Melo aos estudantes.
A aula foi transmitida para salas de aula em 24 municípios contemplados com os cursos especiais de Saúde Coletiva e Gestão Pública, ministrados na modalidade Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e o de Agrimensura, na modalidade Ensino Presencial Modular à Distância.
O reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira, destacou a vocação da UEA, voltada para a interiorização do conhecimento no Amazonas. “Hoje podemos qualificar e formar pessoas nos locais onde elas residem, sem precisar, como muito se fez anos atrás, que haja o deslocamento para a capital Manaus. Podemos, para isso, contar com a tecnologia e ter a certeza de que esses alunos vão contribuir diretamente para o desenvolvimento de nossa terra”, declarou.
O diretor da Escola de Ciências da Saúde (ESA), professor Cleinaldo Costa, também saudou os novos alunos e destacou a política de distribuição de vagas da UEA. Para ele, as cotas oportunizam o acesso de estudantes do interior e de escolas publicas à universidade pública.
“Todos são alunos muito importantes para nós. Reafirmamos a política de distribuição de vagas que é certa, justa e equilibrada. Vamos ensinar e aprender muito nos próximos anos. Muito trabalho os espera nos próximos anos”, disse Costa aos novos alunos da UEA.
Na UEA, o segundo período letivo de 2012 teve início na última segunda-feira (13) para aproximadamente 19,8 mil estudantes matriculados em todo o Estado.
Novos cursos em 2012 e cidades onde serão realizados:
Saúde Coletiva – Manaus, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Manacapuru e São Gabriel.
Agrimensura Manaus, Itacoatiara e Humaitá.
Gestão Pública – Manaus, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Manacapuru, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel, Anori, Apuí, Beruri, Borba, Fonte Boa, Itapiranga e São Paulo de Olivença
Fonte: Agecom
Foto: Chico Batata