Vice-governador José Melo destaca novos investimentos do Governo do Amazonas na segurança pública

_ROB0582O vice-governador do Amazonas, José Melo, destacou nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, novos passos no reforço da segurança pública no Estado com a convocação e início do treinamento de cerca de 600 policiais militares e a reforma dos Distritos Integrados de Polícia (Dips) nos doze municípios que vão receber o programa Ronda no Bairro no interior: Iranduba, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Eirunepé, Lábrea e Boca do Acre.

 

O anúncio ocorreu durante a solenidade de formatura de 147 oficiais combatentes da Polícia Militar no curso superior de “Ciências Militares e Segurança Pública”, realizada no Batalhão da PM, no bairro de Petrópolis, zona sul. Na ocasião, também foram entregues 40 novas viaturas para as forças táticas e Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).

 

“Dentro das ações da revitalização da segurança pública, vamos entregar cinco DIPs em Manaus e estamos iniciando agora a reforma dos DIPs dos municípios do interior que vão receber o programa Ronda no Bairro. São ações que permitem avançar na segurança pública no Estado, a exemplo do Ronda no Bairro que permitiu a redução da criminalidade na capital”, pontuou Melo.

 

Os estudos de geoprocessamento para identificação das demandas de segurança pública, considerado o pontapé para a instalação do programa, já foi desenvolvido com o levantamento espacial e populacional e a divisão das áreas e demandas das cidades, conforme determinação do governador Omar Aziz. Além disso, a qualificação dos policiais lotados nessas 12 cidades já foi iniciada.

 

Segundo o vice-governador, a partir do mês de setembro, está programado o início do treinamento de mais 600 policiais militares. O quantitativo será convocado pela Polícia Militar da lista do cadastro de reserva do último concurso público realizado para ingresso na corporação. “Começamos a treinar 600 novos policiais que vão compor o Ronda no Bairro nesses municípios que vão ter o programa e em outros municípios que tem necessidade de mais policiais”, ressaltou José Melo.