Vice-governador ministra palestra sobre economia amazonense a estudantes da Universidade de Stanford, dos EUA

DSC_4999

O vice-governador do Amazonas, José Melo, recebeu nesta sexta-feira (20), na sede do Governo do Estado, estudantes da Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos, para ministrar uma palestra sobre aspectos e desafios da economia amazonense. O grupo, formado por alunos do segundo ano do curso de MBA em Administração de Empresas e por representantes do Centro de Inovação Social da Universidade, está no Brasil para conhecer iniciativas de cunho econômico, social e ambiental com a finalidade de analisar de que forma o País pode manter o ritmo de crescimento econômico e inclusão social.

A viagem educacional organizada pelos estudantes começou no último sábado (14) pelo Rio de Janeiro e se encerra no Amazonas, neste domingo (22). “É uma viagem de nove dias sobre os bastidores do Brasil. Escolhemos o Rio de Janeiro e o Amazonas porque consideramos que teríamos duas amostras do Brasil bem diferentes e únicas”, comentou o estudante brasileiro Eduardo Baer, que faz parte da turma de especialização da universidade americana e integra a comissão que organizou a viagem ao País.

Durante o encontro, o vice-governador tratou de temas como o Polo Industrial de Manaus, desigualdades regionais e disputas econômicas entre os Estados, política ambiental e projetos de infraestrutura realizados pelo Governo Estadual, como a construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas. Ainda na área econômica, José Melo destacou projetos em execução com a finalidade de diversificar a economia amazonense, como os projetos para criar um Polo Naval e explorar o potencial na produção de peixes e frutas. Outro ponto debatido foi o trabalho realizado nas Unidades de Conservação, que promovem geração de renda e preservação do meio ambiente nas comunidades do interior.

Além da palestra com o vice-governador, os estudantes conheceram em Manaus projetos na área educacional e de economia sustentável, desenvolvidos pelo Governo do Amazonas. O grupo conheceu programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como a rede de Centros de Educação de Tempo Integral e o Centro de Mídias, que promove educação à distância para comunidades de difícil acesso; visitou a Fundação Amazonas Sustentável e a empresa Natura.

No Rio de Janeiro, o grupo conheceu experiências na área social, cultural e de segurança pública com visitas a Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e aos projetos do grupo cultural Afroreggae e da Central Única das Favelas (Cufa). Na cidade, eles participaram de uma palestra ministrada pelo economista brasileiro Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio fundador da Gávea Investimentos.

 FOTO: CHICO BATATA/AGECOM