Atividades Legislativas da Câmara Municipal de Tefé – 09/06/2016

cmt-1

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Tefé, realizada na noite de Quinta-feira (09) teve as seguintes matéria aprovadas:

cmt-jp

Vereador João Paulo solicita da Eletrobrás informações sobre os geradores de Tefé

O presidente da Câmara Municipal de Tefé, João Paulo Rodrigues (PV), apresentou na  sessão desta quinta-feira(09) a indicação n° 005/2016, que pede à Diretoria de Operações da Eletrobrás – Distribuição Amazonas, resposta sobre previsão de chegada de novos geradores de energia.O vereador relatou o prejuízo de moradores, estabelecimentos comerciais, e públicos, com o racionamento estabelecido em função de problemas apresentados em 03 geradores de energia, e questionou sobre a localização de 05 geradores de energia que deveriam ser enviados a Tefé, que foi um dos municípios contemplados pelo Governo Federal, mas não foram entregues.

JP quer que prefeitura resolva problema de abastecimento de água do Mutirão

Na mesma sessão João Paulo apresentou requerimento à Prefeitura de Tefé, solicitando soluções para o problema de um poço artesiano do Bairro Mutirão, de acordo com o vereador, o poço que é comunitário tem causado falhas no fornecimento de água, e a associação dos moradores não possui recursos para sanar o problema. João Paulo sugere o poço passe à tutela do Sistema Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, e que o órgão apresente solução para o caso, ou que seja discutida com a prefeitura outra medida que seja apresentada pela própria associação de moradores do bairro. O vereador destacou a importância de se fazer uma reunião entre os envolvidos para encontrar um meio democrático de atender a população do bairro. As duas apresentações do vereador foram discutidas e enaltecidas pelos vereadores presentes, e aprovadas unanimemente.

cmt-checa

Checa pede implantação de Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em Tefé

O vereador Richilieu Pires (Checa-PMDB), apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira(09), uma indicação a ser enviada à Secretaria de Meio Ambiente do Município para implementação de Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em Tefé. O vereador mencionou a questão ambiental e o tratamento do resíduo útil à reciclagem. A indicação subscrita pelo vereador Jose Francisco Rodrigues (Malaquias-PV), foi aprovada por todos os vereadores presentes.

cmt-malba

Malba quer permanência do voo de companhia aérea às segundas-feiras

O vereador Wilde Celani (Malba-PSB) apresentou o requerimento n° 043 na sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira(09) a permanência do voo da Companhia Azul Linhas Aéreas às segundas-feiras. Rumores de possível retirada do voo do trecho Manaus/Tefé/Manaus, nas segundas-feiras levou o vereador a solicitar a interseção do Gerente da companhia em Tefé junto ao setor competente da empresas para a permanência do voo no dia útil, Malba citou a importância da sua permanência no desenvolvimento socioeconômico do município, com o acesso à grandes centros urbanos, ainda de acordo com Malba, a retirada do voo nas segundas, causaria enorme transtorno aos comerciantes, autoridades e demais usuários, que necessitam resolver problemas principalmente de saúde. A companhia atualmente realiza voos em todos os dias da semana exceto aos sábados.

O vereador apresentou outros três requerimentos, o de n°40 que convida a diretoria da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas, para apresentar os trabalhos e projetos para Tefé, o requerimento de n° 41 para convite do General da 16° Bda de Infantaria de Selva em Tefé, para falar sobre o processo de implantação de interne banda larga no município, e o requerimento n° 42 que também deve convidar a diretoria do setor de endemias da prefeitura de Tefé para relatar sobre os trabalhos desenvolvidos pelo departamento no município. Malba também apresentou Moção de Congratulação à 1ª Igreja Cristã Evangélica de Tefé, em comemoração aos Cinquenta e quatro anos da obra de evangelismo e serviços sociais a comunidade tefeense. Todos os requerimentos apresentados pelo vereador foram aprovados na sessão.

A sessão de sexta-feira (10) foi totalmente dedicada ao grande expediente, com diversos assuntos abordados.

As sessões da Câmara Municipal de Tefé acontecem às quintas-feiras à noite e sextas pela manhã, e são transmitidas, através do projeto Rádio Câmara, pelas rádio Alternativa Fm e Rural.

Fotos: Arquivo / TeféNews