Em apoio e respeito aos povos originários e à população amazônida, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva beneficiou, entre janeiro e setembro de 2024, cerca 32.950 pessoas, entre indígenas, ribeirinhos e população urbana.
As atividades desenvolvidas incluíram diversas Ações Cívico-Sociais (ACISO) e humanitárias, assistindo a 9.877 indígenas e 4.274 ribeirinhos, ambos em algumas áreas de difícil acesso, e 7.152 moradores urbanos. Nas ACISO, que contaram com a participação de vários parceiros, entre eles, a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, DSEI, FUNAI, UNIVAJA, Prelazia de Tefé, Secretarias de Saúde dos municípios da área de responsabilidade da Brigada das Missões, foram realizados vários procedimentos, destacando os atendimentos médico-odontológicos, entrega de kits odontológicos e remédios, além da distribuição de 250 toneladas de alimentos para as famílias atingidas pela maior seca histórica do Amazonas, beneficiando 11.647 pessoas.
Essas iniciativas reforçam o compromisso inabalável da Brigada das Missões com o bem-estar e desenvolvimento social de todos, em consonância com as vocações do Comando Militar da Amazônia e com o espírito da “Mão Amiga” do Exército Brasileiro.
*Com informações da assessoria