16ª Brigada de Infantaria de Selva comemora 25 anos de instalação em Tefé/AM

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, no dia 31 de julho, uma cerimônia em comemoração aos 25 anos de sua instalação em Tefé/AM. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Tefé, Normando Bessa, do Comandante da Brigada, Gen Bda Cristiano PINTO SAMPAIO, do Cmt da Agência Fluvial de Tefé, Cap Albereci, do Cmt do Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo de Tefé, 1º Ten Queiroz, dentre outras autoridades. Também estiveram presentes os pioneiros da Brigada e a Família Militar.

As atividades iniciaram com a exibição de um documentário sobre a transferência da Brigada das Missões da região Sul para a Norte do país, demonstrando a evolução desse processo, com fotos antigas, depoimentos dos pioneiros e vídeos representativos.
Em seguida, no pátio do Forte Sepé Tiaraju, foi realizada uma formatura. Nesse evento, o Cmt Bda aproveitou para ressaltar a importância da transferência da Brigada e agradeceu ao povo tefeense pela gentil acolhida da Força Terrestre, em terras amazônicas.

Após a formatura, houve o descerramento de uma placa comemorativa, com a intenção de registrar o documento oficial de instalação da Brigada no município de Tefé. Na oportunidade, o Gen PINTO SAMPAIO destacou novamente a importância desse processo e convidou o Prefeito da cidade e o Sargento Weber, representando os pioneiros, para realizarem o descerramento da placa.

Ao final, os convidados participaram de uma confraternização no antigo “Casarão das Missões”, primeira instalação utilizada pelo Comando da Brigada. Onde, atualmente, está instalado o Círculo Militar de Tefé (CMTF).

Foto: Divulgação