Agência Fluvial de Tefé forma mais uma turma de aquaviários

 

cfaq

A Agência Fluvial de Tefé realizou no dia 09/12/2014, o encerramento da Turma do CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS – MARINHEIRO FLUVIAL DE CONVÉS (CFAQ-II – N3). A cerimônia de encerramento ocorreu nas dependências do GREST (Grêmio Recreativo dos Subtenentes e sargentos do Exercito de Tefé), com a presença dos militares da Marinha (AgTefe), militares do Exército Brasileiro, inclusive o General-de-Brigada ÊNIO MACHADO MARTINS JUNIOR, o Comandante do Destacamento Aéreo de Tefé o Primeiro-Tenente (FAB) – ANTONIO MARCOS PONTES BATISTA e Civis da população tefeense, sendo entregues os respectivos certificados e as habilitações aos 31 formandos.

           O Curso foi realizado nas dependências da Agência Fluvial de Tefé, ministrado por professores civis, no período de período de 29 DE SETEMBRO a 08 DE DEZEMBRO DE 2014, tendo sido ministradas aulas práticas e teóricas, sobre temas voltados às formas de combate a incêndio, emprego correto dos primeiros socorros e módulos relativos à Segurança do Tráfego Aquaviário, a Salvaguarda da Vida Humana e a Prevenção da Poluição Hídrica.

            O encerramento de mais uma turma, realizada para Marinha do Brasil, aqui representada pela Agência Fluvial de Tefé, é a oportunidade de contribuir para melhoria da qualificação dos comandantes de embarcações e a toda comunidade tefeense, ampliando os conhecimentos destes servidores no que se refere às normas de segurança da navegação, evitando assim possíveis acidentes relacionados à navegação na área de jurisdição.

O curso destina-se a habilitar o aluno para as competências e habilidades exigidas do Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), aquaviário do 2º Grupo – Fluviários. A Agência Fluvial de Tefé (AGTEFE) é o Órgão Executor (OE) do referido curso, designado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em sua área de jurisdição.

As disciplinas foram programadas de forma a permitir que houvesse uma sequência lógica, interdisciplinaridade e contextualização do processo ensino-aprendizagem, disponibilidade de tempo para a consolidação dos conhecimentos, bem como para as atividades complementares: Função / Área de Ensino: Navegação, Manuseio e Estivagem de Carga, Controle da Operação do Navio e Cuidados com as pessoas a Bordo, Manutenção e Reparos.

Enfim, o curso destinou-se a habilitar o aluno para as capacidades exigidas do Marinheiro Fluvial de Convés, nível 3 contidas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas no apoio ao Serviço de Quarto de Navegação, em embarcações com arqueação bruta (AB) de até 750, empregadas na navegação interior, conforme limites estabelecidos nas Normas de Procedimentos das Capitanias dos Portos (NPCP) e Normas de Procedimentos das Capitanias Fluviais (NPCF).

Com informações da Assessoria

Foto: Divulgação