Tefé recebe a visita de representantes do Conselho Regional e Federal de Farmácia do Amazonas

Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, 19/7, Tefé recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas – Kacio Souza e do Conselheiro Federal de Farmácia pelo Amazonas – Jardel Inácio.

Na oportunidade, visitaram os setores de farmácias das UBS da SEMSA, bem como Farmácia Central, Laboratório Central e Farmácia e Laboratório do Hospital Regional (HRT) Carlos Braga.

Essa foi uma visita conjunta que aconteceu pela primeira vez de maneira simultânea no município.

“O objetivo foi conhecer a assistência farmacêutica municipal e o trabalho que é desenvolvido pela secretaria Municipal de Saúde. Isso é um reflexo do trabalho que chega pra gente após a fiscalização. A fiscalização do CRF Amazonas, esteve presente em Tefé e detectou as ações que foram realizadas de modificação e implementação de rotinas, técnicas operacionais e uma assistência farmacêutica de qualidade. Tivemos a oportunidade de estar presente com a secretária de Saúde, a Dra. Lecita Marreira e percebemos o trabalho primoroso que é realizado na assistência à saúde e inclusive na assistência farmacêutica do município. Isso, coloca o município como uma referência pra gente e para outros municípios do estado como modelo de boa prática, de que boas ações e boas práticas na assistência à saúde especialmente na assistência farmacêutica podem e devem ser adotadas por outros municípios. É importante destacar que Tefé já tem um histórico de prêmios, como o de Experiências Exitosas do SUS, assim, percebemos que o município tem investido na assistência farmacêutica e isso reflete na melhoria da qualidade da assistência à saúde de toda a população”, disse Kacio Souza.

“Tefé pra nós é uma referência no que diz respeito à assistência farmacêutica, então esse é um dos motivos de estarmos justamente fazendo essa visita técnica pra ver de perto, e reconhecer esse trabalho de como a assistência farmacêutica evoluiu e Tefé se torna na verdade, um modelo para todos os municípios do interior. A gente sabe das dificuldades que os interiores enfrentam, como logística e infraestrutura. Então, temos constatado que a SEMSA em conjunto com a Gestão Municipal tem se desdobrado para que essa assistência farmacêutica seja efetiva, que a população tenha medicamento sendo ofertado e garantindo segurança na dispensação e no acompanhamento no uso desses medicamentos. Tefé pra gente é um modelo a ser seguido, o que nos deixa muito feliz, sairemos do município com uma impressão muito boa”, destacou Jardel Inácio.