CAPS completa 15 anos de atuação em Tefé

Na quinta-feira, 29, o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) completou 15 anos de atuação no município de Tefé. O centro que atende mais de 5 mil pessoas fazendo algum tipo de acompanhamento teve um aumento expressivo de atendimentos devido ao período de pandemia.

Sob a direção da enfermeira Ellen Cristina da Mata Batalha, que trabalha na instituição há sete anos o CAPS possui uma equipe formada por psiquiatra, psicólogos, clínico geral, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, vigilantes, motorista e um agente de limpeza.

Mesmo com uma equipe multidisciplinar, o Centro de Assistência Psicossocial teve que intensificar mais suas ações diante da clientela recebida neste período de COVID. Muitos pacientes que não precisavam mais de atendimento/acompanhamento, retornaram porque tiveram perda familiar entre outros problemas associados à pandemia.

“Com a Covid-19 houve um grande aumento em casos de ansiedade, depressão, insônia, epilepsia, esquizofrenia, e principalmente falecimento por coronavírus”, destacou Ellen Cristina diretora do centro.

Mesmo diante dos desafios diários, durante estes 15 anos de forte atuação em Tefé, o Centro de Assistência Psicossocial atua como polo de apoio e atendimento a vários municípios do Estado.

*Com informações da assessoria/Fotos: Victor Ryan