Defensoria pública do estado inicia atendimento ao público

DPE-1
Defens. públicos André Coelho (E) Paulo Borges(C) e Rafael Barbosa(D)

Uma solenidade realizada na tarde de ontem no Fórum Desembargador Fábio Antônio Teixeira do Couto Vale, em Tefé, marcou o início dos trabalhos da Defensoria Pública do Estado no município.

O evento que contou com a presença de representantes do poder Judiciário, legislativo, executivo e demais entidades, também teve a presença do Defensor Público Geral em exercício, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

Tefé, que já teve a atuação de representantes do órgão, terá agora a presença definitiva de defensores públicos, segundo informou o Dr. Rafael Vinheiro: “a vinda da Defensoria agora é uma vinda que tem o objetivo de fincar raízes. Nós prometemos que o município não ficará mais sem defensor público”.

Assumiram como defensores públicos de estado os advogados Paulo Borges e André Coelho, recente empossados.

DPE-2
Autoridades civís, militares e eclesiásticas estiveram presentes

O atendimento da Defensoria começou a partir das 08:00 hs desta terça-feira (21). E a expectativa, segundo os defensores é de casa cheia. Questionados pela nossa reportagem de quem poderá obter esse serviço, Paulo Borges informou que o órgão está de portas abertas para todos aqueles que são hipossuficientes, ou seja, não tem condições de contratar um advogado. segundo ele as ações majoritariamente irão ocorrer na área de família, criminal e direito do consumidor, direito da criança, do adolescente e do idoso.

Borges fez questão de afirmar que a Defensoria não veio pra Tefé para substituir os advogados, mas para trazer cidadania para os que precisam. Para ter acesso aos serviços gratuitos do órgão o critério utilizado é  de que o interessado tenha renda mensal de até três salários mínimos ou acima disso, desde que tenha algum parente doente  ou pessoas idosas na família, isso devidamente comprovada através de documentos.

 Fotos: J Luiz