Em Tefé, jornada de cirurgia de lábio leporino realizou de 39 procedimentos

jornada-cirurgica-tefe-1-500x375

A jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino, que o Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, levou ao município de Tefé, terminou neste final de semana com a realização de 39 procedimentos. Realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), em parceria com a organização não governamental Smile Train, a jornada de atendimentos também foi marcada pela capacitação de profissionais locais (enfermeiro, instrumentador cirúrgico e fonoaudiólogo) para dar continuidade ao acompanhamento das crianças operadas.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destacou, ainda, o apoio da Prefeitura de Tefé e da Igreja Batista de Manaus para o êxito de mais esta ação, voltada para o atendimento de pacientes do interior do Estado, com lábio leporino.  “Esta é, sem dúvida, uma das frentes mais importantes do programa Amazonas Saúde Itinerante, pelo que ela representa para as crianças e adultos que nascem com este problema congênito, permitindo que tenham acesso às cirurgias corretivas”, disse o secretário.

O cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves, que coordenou a atividade por parte da Susam, explica que 21 pacientes foram beneficiados pelos 39 procedimentos, pois há pessoas que passam, na mesma intervenção, pela correção da malformação do lábio, do nariz e do palato.

Nova Olinda – Também neste domingo foi encerrada a jornada de cirurgias gerais e ginecológicas levada pelo Saúde Itinerante, na última sexta-feira (7), ao município de Nova Olinda do Norte (distante 138 quilômetros de Manaus). Durante a ação, também foram ofertadas consultas médicas, nas especialidades de cardiologia e neurologia.

Ainda em Nova Olinda, durante a semana, acontece uma jornada de consultas na especialidade de Oftalmologia. “A atividade ocorrerá de segunda a sexta-feira. Os pacientes atendidos nesta especialidade, que recebem a prescrição do médico para uso de óculos, recebem posteriormente o acessório, fornecido pelo programa”, salienta Pedro Elias.

O secretário frisou que o governador José Melo orientou a manter o ritmo das atividades do Amazonas Saúde Itinerante, pela importância que o programa tem para o interior do Estado, funcionando de forma complementar à estrutura de atendimento nos municípios.

Calendário – No período de 14 a 16 deste mês, o Amazonas Saúde Itinerante estará em Atalaia do Norte, levando também uma jornada de cirurgias gerais e de consultas com especialista. De 17 a 21, será a vez de Itapiranga receber uma jornada de consultas de oftalmologia, atividade que também será levada ao município de Silves, no período de 22 a 26. “Encerrando a programação do mês, devemos ter uma nova jornada de cirurgias gerais e ginecológicas em Benjamin Constant, no Alto Solimões”, informou Carmelita Alves, coordenadora do Saúde Itinerante.

Foto: Divulgação